Você sabe trabalhar em equipe? Confira 11 dicas fundamentais para conseguir trabalhar bem em equipe e saiba quais os benefícios do trabalho em equipe para sua vida profissional.
A empresa é feita por pessoas e ter um trabalho em equipe é uma das formas de sucesso para a organização.
Mas, qual a importância em trabalhar em equipe? A atuação coletiva aumenta o desempenho dos funcionários e favorece a construção de um ambiente colaborativo.
Uma organização só consegue entregar bons resultados, crescer e se desenvolver com a ajuda do trabalho em equipe. Quando uma empresa consegue incentivar os seus colaboradores a terem uma boa relação interpessoal, praticando uma comunicação clara e aberta, o relacionamento entre os funcionários se desenvolve e o espaço para trabalhar em equipe aparece.
Um time que tem resultados positivos é aquele com boa comunicação, sem espaço para competitividade interna e com o foco em alcançar os objetivos gerais. Quando o trabalho em equipe é realizado de maneira correta, os ganhos para as organizações são incontáveis.
Nesse artigo, trouxemos algumas dicas sobre a importância do trabalho em grupo para as empresas e para a carreira do profissional.
O que é trabalho em equipe?
É se reunir com as pessoas e desenvolver algo. É o processo para unir as habilidades, talentos e forças para produzir uma determinada tarefa que, muitas vezes, seria difícil executar com somente uma pessoa.
Trabalhar em grupo está relacionado à interação, produtividade, sinergia e integração em prol de um objetivo em comum, e isso pode ser uma experiência ótima para todos. O trabalho em equipe funciona quando tem a junção dos mais diferentes talentos e trabalham em harmonia mesmo com as diferenças.
A dedicação e o esforço de cada um devem ser direcionadas para um objetivo em comum.
Qual a importância do trabalho em equipe para o profissional?
Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades mais valorizadas nos profissionais e isso acontece porque ela é essencial na hora de desenvolver algum serviço ou produto.
O profissional que souber trabalhar em equipe também consegue desenvolver suas tarefas diárias com eficiência e apresentar resultados ainda melhores.
Além disso, uma equipe unida e com sintonia no ambiente corporativo trabalha em busca de um objetivo em comum.
Outro ponto positivo para o profissional que sabe trabalhar em grupo e para a empresa é que o clima organizacional e a qualidade de vida no ambiente de trabalho mudam totalmente. Assim, todos conseguem realizar as atividades com foco, aumentando a produtividade e alcançando resultados cada vez mais rápidos.
Para que uma equipe funcione bem é preciso que cada colaborador ou especialista faça sua parte, sem precisar passar por cima das obrigações dos outros, e entenda que trabalhar em conjunto é sobre ajudar o outro colega, pois, a qualquer momento, vai surgir uma necessidade sua que precisará de mais cabeças pensantes.
Todos podem aprender com as competências técnicas e comportamentais alheias, tornando o ambiente empresarial um lugar rico culturalmente.
Assim, se dentro de uma equipe há uma pessoa que seja um ótimo comunicador, ela pode auxiliar outra que é mais tímida a se expressar com maior facilidade. Já um executor, por exemplo, pode contribuir para que uma pessoa mais analista se torne mais pró-ativa e menos exigente consigo mesma.
11 dicas fundamentais para trabalhar em equipe
Separamos 11 dicas para você construir um relacionamento de alto valor com a sua equipe:
1. Conheça os membros da sua equipe
A aproximação com os colegas de trabalho pode resultar em uma convivência mais produtiva e positiva. Por isso, crie laços com quem passa a maior do dia ao seu lado, conheça os sonhos e a motivação que fazem seus colegas trabalharem diariamente, as dificuldades, as limitações e o que eles possuem de melhor.
Mas cuidado para não ser invasivo, procure agir sempre de forma natural e respeitosa.
2. Esteja aberto para novas ideias
Trabalhar em equipe é, principalmente, estar aberto a ouvir, compreender e aceitar novas ideias. Esse é um passo muito importante para alcançar bons resultados e, além disso, encontrar novos aprendizados e caminhos possíveis.
Quando alguém entende que suas ideias também são bem-vindas, essa pessoa começa a aceitar com mais facilidade o que é proposto pelos outros, alimentando o ciclo.
3. Respeite as diferenças
Respeitar as diferenças é fundamental. E aqui falamos de todas elas, diferenças físicas, de origem, de classe, raça, orientação sexual, trajetórias, filosofias, crenças.
Uma equipe diversa é um ótimo terreno para a criatividade, já que, quando colocamos pontos de vista diferentes para dialogarem e pensarem juntos sobre o mesmo assunto, é bem possível que novas soluções sejam apresentadas.
Por isso, conheça seus colegas, entenda como eles pensam e trabalham a respeito de determinados assuntos e permita-se aprender e experimentar com eles outras possibilidades.
É fundamental saber respeitar e lidar com as diferenças das pessoas. Algumas equipes entram em conflito por falta de direcionamento correto nas atividades. Todo mundo é bom em algumas coisas, e ruim em outras. Por isso, saiba explorar as potencialidades de seus colegas de trabalho e aprenda a conviver com as limitações de cada um.
4. Seja participativo
Uma equipe só funciona bem quando todos os membros sentem que trabalham de maneira justa e igualitária. Por isso, participe, se empenhe e faça parte das atividades.
Mostrar-se ativo é um ótimo exemplo para incentivar que outros colegas ao redor também possam se mostrar e, assim, a equipe se desenvolve junta.
Evite o desinteresse pelas coisas e não deixe para os outros aquilo que é uma tarefa sua.
5. Compartilhe ideias
Não adianta fazer parte de uma boa equipe se você continuar trabalhando sempre de forma individual. Por isso é importante aprender a compartilhar ideias e conhecimento, contribuindo com o crescimento dos outros da mesma forma com que eles contribuem com o seu.
6. Demonstre interesse
Demonstrar interesse significa também estar sempre comprometido com os demais colaboradores. Respeite prazos, mostre que você está disposto a aprender e testar novas propostas.
Escutar os outros também é uma habilidade fundamental e rende bons frutos para o desenvolvimento de grupos e equipes de maneira geral.
7. Dê feedbacks construtivos
Construir e manter um ambiente em que comentários construtivos são incentivados é um ótimo caminho. Saiba fazer boas críticas e colocar bem o seu ponto de vista, sem ofender ou desvalorizar as ideias dos outros membros.
Quando a equipe se mostra aberta e confiante a receber feedbacks, o crescimento e desenvolvimento de qualquer projeto costuma ser muito mais rápido e eficiente. Permitindo que cada integrante reveja seu trabalho sempre que for necessário.
Além disso, é importante ter cuidado com as críticas, ninguém gosta de ser criticado em público, ainda que seja uma crítica construtiva.
Por isso, reserve um tempo para uma conversa particular com a pessoa, tenha cuidado na forma de falar e busque acrescentar algo de positivo para os colegas.
8. Crie autonomia para realizar tarefas
Apesar de saber que o trabalho em equipe é, em grande parte, coletivo, é importante compreender que parte do trabalho também é feito de forma individual.
Cada membro costuma assumir uma função diferente no time e, de maneira integrada, é essencial que cada colaborador desenvolva também autonomia para realizar suas tarefas e trabalhos de forma autônoma.
Não espere que te digam sempre o que fazer, seja capaz de tomar a iniciativa e se mostrar um profissional proativo.
9. Tenha visão sistêmica
Ter uma visão sistêmica significa saber olhar para o todo, além das partes individuais. O objetivo aqui é desenvolver a capacidade de enxergar melhoria e soluções gerais, pensando no trabalho e na resolução de problemas de forma mais estruturada.
A visão sistêmica te coloca além das próprias atividades, permitindo que cada colaborador consiga visualizar todas as partes do projeto.
10. Respeite a individualidade
É importante respeitar a individualidade de cada colaborador e ter paciência com os processos coletivos.
Conciliar opiniões pode não ser uma tarefa fácil, por isso, exponha seus pontos de vista, mas saiba escutar e respeitar o ponto de vista dos colegas que trabalham com você. Nem sempre as nossas próprias ideias são as mais acertadas.
11. Confie e construa confiança
A confiança é uma das qualidades indispensáveis para o bom funcionamento de uma equipe. E vale lembrar que ela deve ser mútua.
Por isso, além de aprender a confiar no trabalho do outro, se esforce para que também possam confiar no seu.
Uma dica para demonstrar confiança é não ter vergonha de expor seus erros ou dúvidas a respeito do projeto desenvolvido.
Conclusão
O trabalho em equipe é essencial para a aceleração do desenvolvimento de uma empresa. Com uma equipe motivada, que possui uma comunicação clara, consegue resolver conflitos e possui proatividade para buscar novas soluções criativas, o avanço da organização é certeiro.
Além disso, o trabalho em equipe costuma acompanhar os profissionais desde o início até o fim da carreira. Seja em grandes equipes ou em times pequenos, em grandes ou médias empresas, trabalhar e pensar de forma coletiva é uma habilidade constantemente pedida no mercado de trabalho.
Por isso, aprender a se mostrar um bom colaborador em equipes pode ser uma qualidade muito importante para crescer e se desenvolver na carreira.
Lidar com o outro pode ser um processo delicado, que exige paciência, cuidado e atenção. O principal é se manter disponível e aberto para o diálogo.
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