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5 tipos de metodologias ativas de aprendizagem para conhecer

Faculdade Famart - Blog - 5 tipos de metodologias ativas de aprendizagem para conhecer
metodologias-ativas
  • 14 jun
  • 2022
  • Feito porMarcella Pedroso
  • Mercado de Trabalho
  • (0) Comentários

Descubra como as metodologias ativas atuam para o aprendizado efetivo, conheça 5 tipos

A tecnologia vem transformando todos os âmbitos sociais, inclusive, o educacional. Se antes o método tradicional, do professor, obtendo todo conhecimento, transmitindo aos alunos o ensino, era suficiente, hoje, já não é mais. 

A tecnologia da informação e a digitalização mudaram definitivamente a forma como as pessoas trabalham, estudam e se comunicam. Diante disso, o processo de ensino-aprendizagem passou a contar com novas práticas e formas de abordagem. É o que observamos com as metodologias ativas de aprendizagem.

Deixando para trás as práticas passivas e com pouca interação empregadas em sala de aula durante muito tempo, as metodologias ativas estimulam a autonomia e a independência dos estudantes.

Trata-se de um tema bastante promissor na área educacional, capaz de revolucionar a relação entre alunos e professores, potencializando a qualidade do aprendizado.

Como? Com diferentes métodos que se apoiam em um princípio: o estudante no centro do processo educativo, atuando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento.

O que são as metodologias ativas?

As metodologias ativas de aprendizagem são uma técnica pedagógica que se baseia em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. Ou seja, são metodologias menos baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades.

Com as metodologias ativas de aprendizagem, o ensino é feito através de práticas que trabalham com diferentes conceitos de várias maneiras e com feedback imediato. O intuito é que o conhecimento possa realmente se firmar nas mentes dos estudantes.

Nos modelos convencionais, as aulas expositivas colocam o professor como o centro do ensino, passando o conteúdo enquanto os alunos absorvem tudo de maneira passiva.

Geralmente, essa abordagem é responsável pelo desinteresse e maior dificuldade de assimilação.

Dessa forma, a aprendizagem ativa dá um salto na relação entre professores e alunos, que, neste formato, são estimulados a tomarem a frente, com maior interação e independência, participando ativamente do processo.

O professor se torna mais um mediador, orientando e conduzindo os alunos na solução de problemas, na elaboração de ideias e argumentos, no trabalho em equipe e em outras competências muito importantes, como responsabilidade, independência, proatividade e ética

Deste modo, é possível dizer que as metodologias ativas de aprendizagem, assim como a gestão educacional, preparam os alunos para a vida acadêmica, profissional e social, oferecendo todas as ferramentas para lidar com situações complexas.

Aprendizagem de William Glasser e as metodologias ativas

A pirâmide de aprendizagem foi desenvolvida pelo psiquiatra e estudante de saúde mental, educação e comportamento humano William Glasser. 

Este psiquiatra norte-americano pesquisou durante anos e trouxe à educação uma nova maneira de se aprender, uma maneira alternativa e ativa, por meio da pirâmide de aprendizagem.

De acordo com seus estudos, William Glasser chegou à conclusão que se os estudantes fossem expostos a metodologias ativas, eles se desenvolveriam e aprenderiam melhor, e a partir disso desenvolveu um gráfico em forma de pirâmide de conhecimento. Confira:

  • no topo da pirâmide: há a leitura, representando 10% da aprendizagem;
  • apenas ouvindo o conteúdo aprendemos: 20%;
  • assistindo a uma vídeo aula: 30%
  • escutando e vendo ao mesmo tempo: 50%;
  • discutindo sobre determinado tema: 70:
  • quando se pratica exercícios de fixação: 80%;
  • finalmente, na base da pirâmide: ao ensinar determinado conteúdo a alguém: 95%

Com base nestes dados, pode-se notar que o método tradicional de absorção do conteúdo não é a melhor maneira de se aprender, mas, ao contrário, quando se assume um lugar ativo em seu próprio processo de conhecimento, a aprendizagem é muito mais efetiva.

Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado?

De acordo com um estudo conduzido com abordagens de educação focadas em aprendizagem, estudantes aprendem mais quando participam do processo.

As metodologias ativas incentivam o cérebro a ativar redes cognitivas e sensoriais, processando e armazenando com mais eficiência o conhecimento.

Esses métodos trazem vantagens para o aluno e escolas.
Confira os benefícios para os estudantes.

  • Maior retenção de conhecimento;
  • Estimulo ao pensamento crítico;
  • Maior motivação para aprender;
  • Melhora do engajamento em sala de aula;
  • Estímulo à autonomia;
  • Desenvolvimento da autoconfiança;
  • Resolução simplificada de problemas.

No caso da escola, a aprendizagem ativa é uma maneira de acompanhar o desenvolvimento individual dos alunos. Os professores podem mapear as necessidades individuais, preparando aulas e exercícios personalizadas.

Além disso, essas metodologias trazem mais interesse às aulas, e os educadores conseguem desenvolver melhor os ensinamentos e ter menos interrupções.

5 tipos de metodologias ativas de aprendizagem

Selecionamos alguns exemplos de metodologias ativas de ensino que podem ser aplicadas em salas de aula.

Todas elas têm a mesma intenção: colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, atuando como protagonista.

Ao tornar o aluno responsável pelo próprio aprendizado, ele assume uma postura ativa na busca pelo conhecimento e trilha esse caminho de forma autônoma, mas sempre contando com o auxílio do professor:

1. Gamificação

A gamificação é um dos principais métodos de aprendizagem ativa utilizados hoje. Ela trabalha com jogos em sala de aula como ferramenta para transmitir diferentes conteúdos e conhecimentos.
Os jogos interativos são estratégias interessantes para manter a motivação e o engajamento, visto que aborda assuntos relacionados ao currículo escolar. 

Ao utilizar ambientes virtuais com jogos que vinculam os saberes, o estudante consegue ter um melhor desempenho e retenção no aprendizado. Aulas com conteúdos densos e de difícil compreensão, por exemplo, podem ser bastante favorecidas pela gamificação.

Essa é, sem dúvidas, uma excelente alternativa para tornar as atividades mais divertidas e interessante. É uma prática que estimula o ensino lúdico e o pensamento analítico, desenvolvendo habilidades antes inéditas na sala de aula.

2- Ensino Híbrido

Modalidade de ensino que combina a aula presencial com a educação a distância (EAD).

Trata-se de uma metodologia ativa de ensino, pois exige que o aluno tome ações no sentido de assistir a vídeos, pesquisar conteúdos, realizar atividades e assim por diante.

O ensino híbrido requer o suporte tecnológico, vez que parte das aulas ocorre de maneira online. Assim, o aluno precisa acessar conteúdos no celular ou computador.

Essa união do presencial com o online, faz com que os alunos sejam muito mais ativos em seu processo de ensino-aprendizagem. Eles precisam de disciplina e muita concentração para aprenderem via EAD.

Também, o uso da tecnologia como meio de aprendizagem, faz com que os alunos produzam conhecimento de maneira mais autônoma.

3- Sala de aula invertida

O interessante é que, no dia da aula, todos estão por dentro do conteúdo. Com isso, o tempo pode ser utilizado para discussões e esclarecimento de dúvidas. 

Dentre as vantagens da sala de aula invertida estão: participação ativa do aluno na construção do seu aprendizado, melhor planejamento das aulas e respeito ao ritmo de estudo do aluno, já que ele pode, por exemplo, assistir um vídeo e repassar a matéria quantas vezes for necessário.

4-Seminários e discussões

Outro tipo de metodologia ativa de aprendizagem é a promoção de seminários e discussões entre os alunos.
Muitas vezes, para isso, apenas deve-se mudar a disposição das carteiras para que todos os alunos e o professor estejam em posição de igualdade (em um círculo, por exemplo).

Normalmente, a aplicação prática é simples, com o professor propondo um tema para discussão geral, de modo que os alunos devem se posicionar em relação a ele.

É uma forma de, inclusive, desenvolver o potencial argumentativo, expondo-os a diferentes pontos de vista e colocando-os em situações fora de sua zona de conforto intelectual.

5- Aprendizagem baseada em problemas

Na aprendizagem baseada em problemas, o professor apresenta um problema e os alunos, de forma colaborativa, propõem uma ou mais soluções. A questão proposta precisa ser inspirada em uma situação real e conectada ao objetivo de estudo.

O desafio deve ter um nível de dificuldade equilibrado, ou seja, não deve ser tão difícil a ponto de desmotivar os alunos e não pode ser tão fácil, pois precisam se sentir desafiados. É assim que conseguirão desenvolver habilidades como, investigação, reflexão, criação e resolução de problemas.

Os alunos podem utilizar diversos recursos na tentativa de encontrar soluções para o desafio, inclusive tecnológicos. O objetivo é que usem e abusem de sua criatividade.

No momento em que estiverem buscando alternativas para solucionar o problema, o professor deve fazer o papel de mediador, instigando os alunos, facilitando as discussões e apresentando caminhos para a construção do conhecimento.

E então? O que achou das metodologias ativas de aprendizagem? Já conhecia? Conta para nós a sua experiência, será um prazer ouvi-lo!

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