6 atitudes que podem prejudicar o seu futuro profissional

pessoa traçando o seu futuro profissional

Um dos maiores erros que um profissional pode cometer é acreditar que, porque tem um emprego, sua carreira está garantida. Esse raciocínio desconsidera que o futuro profissional é construído todos os dias e não apenas com a assinatura de um contrato.

Isso inclui não somente a vida profissional propriamente dita, mas outras atitudes de repercussão pública. Como você já sabe, em tempos de internet, se expor não é exclusividade de celebridades e figuras políticas.

Portanto, existe uma série de questões que demandam atenção, para que uma má impressão causada inconscientemente não prejudique seu futuro profissional. A seguir vamos explicar um pouco sobre como esse tipo de atitude repercute na carreira e quais são as principais.

Como uma atitude inadequada pode comprometer seu futuro profissional?

Todo ser humano comete erros. Isso não está em discussão. Todavia, a intensidade ou recorrência de certas posturas inadequadas podem custar uma carreira. Não se iluda com seriados nos quais profissionais com comportamentos absurdos são mantidos por sua mente brilhante. No mundo real isso não acontece.

Por mais que você seja bom no que faz, isso não é o suficiente para o mercado de trabalho atual. É preciso saber lidar com pessoas, gerenciar as próprias emoções, agregar valor ao ambiente de trabalho e contribuir para a boa imagem da empresa ou marca para a qual trabalha.

Sobre esse viés, constantemente somos observados por colegas e chefias, inclusive fora do trabalho, caso das redes sociais. Dessa maneira, os menos cuidadosos podem acabar caindo em armadilhas e se vendo prejudicados, sem nem mesmo saber de onde veio ‘o tiro’.

Mas como saber o que é imperdoável e o que é tolerável? Como identificar o que pode estar prejudicando seu futuro profissional antes que a situação se agrave?

Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que nem tudo tem a ver com a sua imagem para os outros. Algumas das atitudes que mais comprometem o futuro profissional dizem respeito a suas próprias posturas em relação à sua carreira. De todo modo, isso reflete na sua relação com o trabalho.

Fora isso, atitudes profissionais e pessoais poderão contar como pontos de valor ou detratores da sua imagem. Como isso compromete o seu futuro? Pode não ser hoje ou amanhã, mas em algum momento, quando você tentar progredir na carreira ou precisar de outro emprego, não terá boas referências.

Para evitar esse tipo de problema, confira algumas das principais atitudes que podem comprometer o seu futuro profissional.

As principais atitudes que prejudicam o seu futuro profissional

1. Não ter perspectiva de futuro

Ter perspectiva de futuro é uma qualidade buscada nos profissionais desde a seleção e que deve ser mantida durante o exercício de uma função. Ela é importante porque interfere no vínculo do profissional com o emprego.

Quem tem objetivos e metas para a própria carreira, trabalha com mais motivação, se esforça para melhorar, é mais estável quanto ao seu vínculo com a empresa, lida bem com feedbacks, dentre outras questões.

Portanto, um profissional que se mostra perdido ou parado no tempo, satisfeito com as coisas exatamente como estão, apenas fazendo o necessário, sem indícios de que busca algo na vida, mais cedo ou mais tarde, será dispensável.

2. Focar exclusivamente na sua área

Tudo bem, você se formou em uma determinada área e foi contratado para uma determinada função. Contudo, na rotina de trabalho, lida-se com um contexto complexo, que demanda uma atuação interdisciplinar.

As empresas estão cada vez mais conscientes disso e buscam profissionais que deem conta dessa lógica. Isto é: pessoas atualizadas, que se interessam por outras áreas, capazes de dialogar e trabalhar em conjunto com outros especialistas.

Embora a especialização seja importantíssima, isso não quer dizer que você será valorizado caso trabalhe como se estivesse isolado dos demais processos da instituição ou do mundo.

3. Não valorizar o networking

A principal maneira de não valorizar o networking é não fazê-lo. Confiante de que sua carreira depende apenas dos processos objetivos, algumas pessoas se isolam e não se comunicam com outros profissionais, pessoas da sua área e afins.

Essa é uma das atitudes que mais prejudica o futuro profissional, pois o networking é uma das principais pontes para progredir na carreira. Profissionais que contam com indicações têm maiores chances de inserção, recolocação ou promoção no mercado de trabalho.

Outro ponto de prejuízo é que quando você não se comunica com colegas, deixa de se atualizar e ampliar sua visão sobre questões relacionadas à própria profissão. Em síntese, você acaba atrofiando seus conhecimentos e habilidades.

4. Inflexibilidade para aprender e a desaprender

O mercado de trabalho atual é atravessado por mudanças. Diante disso, os profissionais precisam lidar com um constante processo de aprender coisas novas e, até mesmo, desaprender o que costumava ser o certo.

Uma das atitudes imperdoáveis na garantia do futuro profissional é ser inflexível nesse sentido. Quem não se adapta ao que é necessário, para exercer de maneira atualizada e satisfatória o próprio trabalho, se torna obsoleto e, no limite, um peso morto no ambiente de trabalho.

5. Não receber bem os feedbacks

Algo que todo profissional deveria saber é que os feedbacks, sejam negativos ou positivos, são experiências valiosas para o seu futuro profissional. Ter um retorno sobre a sua atuação te permite conhecer seus pontos fortes e a desenvolver.

Mesmo que você não concorde, os feedbacks te oferecem uma noção de como você está sendo visto por outras pessoas e, afinal, são sempre outras pessoas que vão te avaliar e influenciar o destino da sua carreira.

Saiba que nem os chefes escapam disso. Mesmo quando uma pessoa está no ápice da hierarquia, os clientes, por exemplo, irão avaliá-la.

6. Comportamentos inadequados on-line e off-line

De piadinhas inadequadas a hostilidades explícitas, os comportamentos pouco razoáveis são imperdoáveis e podem naufragar o seu futuro profissional. Esse tipo de atitude afasta as oportunidades de networking e, nos casos mais graves, podem resultar em complicações administrativas.

O bom senso é o melhor parceiro no que diz respeito ao comportamento profissional e público. Se você tiver dúvidas sobre os limites das relações, vale a pena procurar ajuda.

As atitudes que listamos são apenas algumas das mais recorrentes dentre aquelas que podem frustrar a sua perspectiva de futuro profissional. Se você se identificou com alguma delas, não fique desanimado ou preocupado.

O que está feito não pode ser mudado. Mas, a partir de agora, você poderá se qualificar melhor para alcançar um perfil que favoreça o seu futuro profissional e garanta a progressão da sua carreira!

Para conferir outras dicas úteis para a sua vida profissional, siga a Famart nas redes sociais!

Inscreva-se em nosso blog

Informe o seu primeiro nome e o seu melhor e-mail para cadastrar-se em nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X