7 cursos de pós-graduação para profissionais da saúde

cursos de pós-graduação na área da saúde

A área da saúde passa por constantes transformações, diante de novas descobertas e modos de trabalho. Dessa maneira, os profissionais dessa área que investem em cursos de pós-graduação garantem sua atualização e valorização no mercado.

Essa iniciativa é importante, pois embora a área tenha ganhado destaque e, mesmo antes disso, sempre foi uma das mais seguras por ser essencial, também compreende um mercado de trabalho competitivo e exigente.

Por ser um setor que lida com a saúde e a vida das pessoas, os profissionais que atuam com a saúde devem ser excepcionalmente preparados e qualificados em suas áreas de atuação.

Ao mesmo tempo, trata-se de um âmbito amplo, que compreende as áreas esportivas, alimentares, psicológica, administrativa, dentre outras. Considerando essa amplitude e a relevância da realização de cursos de pós-graduação pelos profissionais, para que se especializem e aperfeiçoem, vamos falar mais sobre o assunto!

Por que fazer cursos de pós-graduação é fundamental para os profissionais da saúde?

O mercado de trabalho no geral já não valoriza a graduação como um diferencial. Esse nível de formação se tornou basicamente obrigatório para atuação em diversas áreas.

Nesse contexto, que visa tornar-se mais competitivo e alcançar as melhores oportunidades, precisa investir na pós-graduação como mais um passo para o crescimento na carreira. Uma das consequências dessa decisão inclui, também, o aumento do salário.

No caso específico da área da saúde, hospitais, clínicas, centros de saúde e outras instituições têm priorizado a contratação de especialistas. Uma das motivações para isso, além da grande responsabilidade das funções, é a maior exigência e crítica dos usuários dos serviços, tanto públicos quanto privados.

Para além disso, ao cursar uma pós-graduação, o profissional da saúde pode ampliar suas oportunidades, por exemplo, ao compreender uma especialização que amplie suas possibilidades para outros âmbitos de atuação, como em ambientes laborais, do esporte, ou mesmo de maneira independente.

7 cursos de pós-graduação para profissionais da saúde

Existem centenas de possibilidades de cursos de pós-graduação na área da saúde, que podem ser feitos na modalidade presencial ou EAD, e com diferentes tempos de duração. A melhor alternativa para cada profissional dependerá da sua área de formação na graduação e objetivos profissionais. Portanto, a seguir, vamos falar de algumas opções para inspirar e motivar nossos leitores a tomar essa iniciativa. Confira!

1. Gestão Hospitalar

Hospitais públicos ou privados precisam de profissionais competentes tanto na área da saúde quanto administrativa, para gerir suas instalações. Portanto, a pós-graduação em gestão hospitalar é uma ótima alternativa como complemento da formação daqueles que visam oportunidades de liderança e chefia nesses espaços.

O curso proporciona conhecimento e capacitação em qualidade, planejamento, logística, aspectos financeiros, auditoria e administração financeira voltados ao setor hospitalar.

2. Imunização

Área que ganhou um destaque viral com a pandemia do Coronavírus, a imunização jamais perderá sua importância na saúde coletiva. No curso de pós-graduação sobre essa especialidade, o profissional aprende sobre a história e políticas da saúde no Brasil, a identificar situações emergenciais, conservar medicamentos e identificar as categorias de imunização para prevenir doenças.

3. Terapia Cognitivo-Comportamental

Interessante, particularmente, para psicólogos e psiquiatras, uma pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental pode favorecer outros profissionais que lidam diretamente no cuidado de pessoas e grupos.

O curso engloba o conhecimento sobre os principais transtornos mentais para os quais essa terapia é indicada, além do aprendizado sobre os fundamentos da técnica terapêutica cognitivo-comportamental, assim como todas as técnicas psicoterapêuticas utilizadas por essa abordagem, para obter resultados satisfatórios e permanentes.

4. Auditoria de Serviços de Saúde

Interessante tanto para profissionais que almejam trabalhar na saúde pública quanto suplementar, esse curso de pós-graduação busca desenvolver a competência técnica de profissionais e pesquisadores em atividades de controle, avaliação e auditoria em sistemas de saúde.

São trabalhados conhecimentos sobre a utilização das informações de saúde (ambulatoriais e hospitalares), desenvolvimento de protocolos clínicos, padronização de procedimentos, dentre outros conteúdos relevantes para atualização e qualificação na área.

5. Fitoterapia

Algo interessante a ser observado é que as terapias alternativas têm ganhado a atenção de diversos públicos e são recorrentemente buscadas, particularmente, por pessoas mais esclarecidas.

Portanto, uma pós-graduação em fitoterapia pode ampliar os horizontes de profissionais da saúde habilitados para prescrever fitoterápicos, tais como médicos, nutricionistas, farmacêuticos e afins. Embora outros também possam se beneficiar do curso, devem levar em consideração as limitações da atuação.

Os estudos neste curso são voltados para o desenvolvimento de atividades de pesquisa em fitoterapia, aprofundamento dos conhecimentos sobre o tema, a partir das diversas concepções, legislação vigente e as formas de utilização permitidas para cada profissional da saúde. Ademais, amplia a compreensão de concepções acerca do uso de fitoterápicos e reflexão sobre as respectivas implicações à saúde e riscos associados.

6. Enfermagem do Trabalho

Indicada para profissionais de enfermagem que almejam ampliar suas possibilidades de atuação ou direcionar a carreira para a área trabalhista, a pós-graduação em enfermagem do trabalho visa o estudo das condições de segurança dos locais de trabalho, investigação de possíveis relações entre a saúde e atividades funcionais.

O profissional desenvolverá a competência, além de identificar e avaliar, também, de propor ações visando a continuidade operacional e o aumento da produtividade com qualidade de vida.

Considerando a crescente preocupação das empresas com a saúde e qualidade de vida do trabalhador, este pode ser um investimento bastante interessante para o destaque do profissional no mercado de trabalho.

7. Neuropsicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar

Um dos diferenciais desse curso de pós-graduação é que ele traz benefícios para qualquer profissional de saúde e da educação, embora cada especialista vá atuar dentro de suas atribuições.

Com uma abordagem inovadora, a pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar tem como objetivo estudar as características da aprendizagem humana, além de promover a identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios de aprendizagem.

Esperamos que as considerações que trouxemos sobre a pós-graduação para profissionais da saúde, assim como as alternativas de cursos, te inspirem a dar esse importante passo em sua carreira.

Em meio a tantas possibilidades, você pode continuar sua jornada buscando conhecer mais sobre uma delas para começar. Continue se atualizando lendo também o nosso artigo: Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica!

Inscreva-se em nosso blog

Informe o seu primeiro nome e o seu melhor e-mail para cadastrar-se em nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X