7 formas de conseguir reconhecimento profissional e alavancar a carreira

reconhecimento profissional e carreira de sucesso

Não sabe como conseguir reconhecimento profissional e alavancar a carreira? Confira aqui 7 dicas para conquistar o sucesso profissional.

O mercado de trabalho a cada dia está mais concorrido, e destacar-se dos outros concorrentes é uma tarefa árdua, que exige muito empenho. Nesse sentido, existem alguns passos básicos que você deve percorrer caso esteja à procura de um salário maior ou um emprego melhor.

Por isso é importante se desenvolver e buscar sempre reconhecimento profissional, através dele é possível ter acesso a mais oportunidades, atingir uma remuneração melhor e ter a possibilidade de crescer na carreira. Caso contrário, as chances de você ficar estagnado no ambiente corporativo são altas. Lembre-se de que, com a grande competitividade que enfrentamos atualmente, é essencial buscar se destacar.

Ser reconhecido profissionalmente pode ser receber uma frase de incentivo pelo bom trabalho ou até mesmo conquistar uma promoção no emprego. O que muita gente não sabe é que esperar por um feedback positivo da empresa ou arrumar um emprego novo está relacionado a um ciclo contínuo de motivação e boas práticas diárias.

Percebeu a importância do reconhecimento profissional e quer saber como é possível alcançá-lo? Separamos algumas dicas para você.

O que é reconhecimento profissional e como alcançá-lo?

Reconhecimento profissional é todo retorno positivo sobre o comportamento ou trabalho do profissional em uma empresa. O reconhecimento pode ser em forma de elogios, bonificações, promoções entre outros.
Os benefícios são: maior satisfação, aumento da produtividade e retenção de talentos.

Para que uma organização possa ter sucesso é preciso oferecer produtos de qualidade e, principalmente, ter funcionários comprometidos e engajados. No entanto, algumas empresas não levam em consideração o reconhecimento profissional, o que pode impactar diretamente em alta taxa de turnover e queda na produtividade.

Além do salário, muitas pessoas buscam o reconhecimento da empresa, pois isso é uma das principais motivações para o profissional, onde favorece a sua autoestima e respeito, fazendo com que ele sinta vontade de trabalhar mais e melhor.

1. Mostre resultados relevantes no trabalho

Se você não se empenha nas suas funções, torna-se difícil ser reconhecido e valorizado, correto? Logo, mostrar resultados relevantes no trabalho é o primeiro passo indispensável para atingir esse objetivo.

Uma maneira de demonstrar isso é por meio da proatividade. Trata-se de uma qualidade em que as pessoas se antecipam aos problemas e buscam soluções e mudanças.

Quando precisar resolver algum problema, não espere alguém lhe dizer o que você deve fazer. Proponha uma saída para a equipe e reforce o quanto você entende do assunto.

Essa atitude irá demonstrar como sua participação é importante para o time, assegurando que você tem jogo de cintura para se virar em qualquer problema. A proatividade é uma das habilidades mais procuradas por grandes corporações, então utilize-a a seu favor.
Além disso, busque trazer novas ideias que agreguem e demonstrem o quanto você é bom de serviço, encontrando soluções passíveis de serem realizadas e que sejam interessantes para todos.

2. Faça um curso superior

Investir na sua formação acadêmica é um dos grandes desafios para alavancar sua carreira profissional. Você deve analisar o mercado de trabalho para descobrir as profissões que estão em alta e apostar em segmentos que podem ser ótimas opções dependendo da demanda da sua área de atuação.

Adquirir novas habilidades é uma maneira de ser bem-visto pelas empresas, se você conseguir tornar seus conhecimentos aplicáveis às rotinas de trabalho. Cursos superiores requerem boa vontade para serem concluídos, mas hoje, com a oferta de graduação a distância (EAD), fica muito mais fácil conquistar o diploma.

3. Faça uma especialização na área de atuação

Ter um curso superior é um passo importante para se destacar no mercado de trabalho e aumentar o seu conhecimento e a sua identificação com uma determinada área. No entanto, é preciso ir além para obter o reconhecimento profissional. Nesse caso, fazer uma especialização pode ser uma alternativa.

Inicialmente, o ingresso em uma pós-graduação já o destaca dos colegas e concorrentes que podem não ter buscado esse tipo de educação formal. Logo, a sua escolha demonstra vontade de evoluir, dedicação e autoridade em determinado assunto. Em outras palavras, a especialização quase “fala sozinha” quanto à sua capacidade e ao seu merecimento do reconhecimento profissional.

Nesse sentido, foque a área com a qual você mais se identificou durante o curso superior e o ingresso no mercado de trabalho. Além do mais, leve em consideração os setores que mais podem oferecer oportunidades e aqueles em que pode existir espaço para o seu trabalho.

4. Desenvolva Soft Skills

É considerado um profissional completo aquele que, além de demonstrar boas habilidades técnicas, apresenta também habilidades comportamentais.

Nem sempre as soft skills tiveram papel de destaque no mundo corporativo. Mas as mudanças no mercado de trabalho e a necessidade de profissionais com habilidades para motivar pessoas e gerenciar conflitos, fizeram com que as soft skills se tornassem tão importantes quanto as hard skills.

Dessa forma, não basta apenas ter competências técnicas para ter uma carreira de sucesso, o profissional precisa desenvolver suas soft skills.

Saiba que as habilidades técnicas podem ser desenvolvidas mais facilmente do que as comportamentais, pois basta um treinamento para que haja adequação ao serviço, enquanto a comportamental está relacionada à sua personalidade e à maneira como você age no cotidiano.

5. Construa o seu marketing pessoal

Um dos grandes segredos do sucesso profissional é utilizar suas habilidades e conhecimentos para investir em marketing pessoal. Essa é uma tarefa que deve ser aplicada no momento em que você está à procura de um emprego, para subir de cargo e até mesmo na hora de receber um aumento salarial.

Construir o seu marketing pessoal no trabalho contribui para que você consiga destacar o seu talento e o seu potencial para quem pode oferecer melhores oportunidades. 

Diante da alta competitividade, torcer para que as pessoas notem o seu potencial não é a alternativa mais inteligente. Logo, existem estratégias de marketing que tendem a solucionar tais dificuldades. Isso inclui a publicação de conteúdos em redes sociais que o destaquem e aumentem a sua visibilidade, especialmente o LinkedIn, que é focado no mercado de trabalho.

Por meio dessa rede social, é possível também desenvolver o networking com colegas e chefes da região ou de demais lugares. Isso é benéfico para indicações e para a lembrança do seu perfil, caso haja alguma oportunidade de trabalho. 

Ademais, considere que essa prática também ajuda a conhecer currículos, portfólios e projetos de profissionais da área, o que aumenta o seu repertório.

6. Atualize-se nas tendências da sua área

O mercado de trabalho é dinâmico e se atualiza constantemente. Logo, quem não estiver atualizado diante dessas mudanças tende a se tornar obsoleto, o que não contribui para o reconhecimento profissional. Por esse motivo, conheça as tendências da sua área de atuação.

Você pode fazê-lo ao buscar informações no meio digital, como blogs, sites, podcasts, vídeos, lives e redes sociais. O importante é que as fontes escolhidas tenham autoridade e credibilidade no que dizem. Uma alternativa é contar também com cursos e workshops. Essas opções elevam o seu conhecimento e ajudam no desenvolvimento do networking.

7. Desenvolva o autoconhecimento

Você saberia dizer quais são os seus principais pontos positivos e negativos? Essa resposta ajuda na melhoria dos defeitos e na descoberta de oportunidades, a partir das suas maiores qualidades. Então, o autoconhecimento nesse aspecto contribui para o seu desenvolvimento profissional e tende a colocar você um passo à frente de quem não tem esse domínio.

Além disso, outro benefício proporcionado pelo autoconhecimento é a formulação de estratégias que o destaquem para o gestor e ajudem-no na promoção de cargo, por exemplo.

Todo processo de autoaperfeiçoamento leva tempo para ser concluído. Caso você não consiga conquistar com agilidade seu reconhecimento profissional, tenha paciência e busque analisar os seus pontos fortes e fracos e desenvolva as soft e hard skills.

Conseguiu entender como é possível elevar o reconhecimento profissional? Seguir as dicas listadas é um passo essencial para atingir esse objetivo. Por isso, não espere muito para começar a desenvolver as suas qualidades e ir atrás do sucesso no mercado de trabalho. Ao fazer isso, você poderá aumentar e otimizar as oportunidades profissionais que surgirão ao longo do caminho.

Planeje a melhor saída para os empecilhos do caminho e esteja preparado para enfrentar as dificuldades que apareceram durante o trajeto.

Esperando o que para ir em busca dos seus sonhos? Não perca tempo e invista no seu futuro.
Conheça nossos cursos de graduação e pós-graduação. 

banner_blog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X