A boa comunicação no trabalho é uma habilidade imprescindível para quem busca o desenvolvimento pessoal e profissional. Confira 9 maneiras de melhorar a sua comunicação.
A procura por uma comunicação eficaz é uma das necessidades de grande parte dos profissionais que desejam conquistar seu espaço no mercado de trabalho, assim como também para empresas que revelam constantemente a necessidade por profissionais que saibam transmitir uma linguagem verbal e não verbal com competência.
Nesse sentido, conforme um levantamento global do LinkedIn a habilidade comunicacional é tida como uma das mais procuradas no mundo empresarial.
Deseja saber como ter uma boa comunicação no seu ambiente de trabalho? Então saiba que este artigo lhe ajudará.
Acompanhe a leitura e saiba como ter uma boa comunicação no seu local de trabalho, ter bons resultados e uma boa relação com sua equipe.
Comunicação: uma competência importante
Comunicar-se bem no trabalho não tem a ver somente com conversar e ter uma relação amigável com os colegas de trabalho. Mas então, o que é uma boa comunicação? Podemos dizer que uma pessoa se comunica bem quando ela deixa claro o que precisa de forma respeitosa para todos os seus ouvintes.
A comunicação pode ser considerada um dos aspectos mais importantes que uma empresa deve ter. Apesar disso, é bastante ignorada, mas pode ser resolvido de maneira muito simples.
A falta de comunicação causa trabalho redobrado, estresse, intrigas, boatos, dificuldades de relacionamentos, descontentamento e em casos mais graves, demissões e até processos judiciais. Tudo isso pode piorar o desempenho e resultados da empresa.
As novas tendências de mercado, e os avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no ambiente de trabalho, seja ela escrita ou oral. Hoje o mercado está cada vez mais exigente. Assim, o profissional precisa sempre aprimorar a boa comunicação, fazendo cursos específicos, como: falar em Público, cursos de língua portuguesa, entre outros.
Comunicar bem é também ver, ouvir e sentir, visto que a mensagem transmitida pode informar, ensinar, educar, motivar ou desmotivar.
Qual a importância de saber se comunicar no ambiente de trabalho?
A importância da comunicação no ambiente de trabalho está ligada diretamente a diversos aspectos corporativos, como o clima organizacional, abertura para novas ideias e propostas de soluções, definição clara de estratégias e metas. Melhorar a comunicação é dever de um bom líder visando manter seus colaboradores empenhados e produtivos.
A comunicação é uma das principais competências necessárias ao ser humano, não sendo exceção no ambiente corporativo.
As novas tendências de mercado e os avanços tecnológicos aumentaram a importância do domínio da comunicação no local de trabalho, seja ela escrita ou oral.
Quanto mais seus funcionários estiverem envolvidos e informados, mais comprometidos estarão com a realização de suas atividades.
O desenvolvimento de competências depende não apenas dos canais usados para se comunicar, mas também da maneira como você se expressa.
Uma boa comunicação na empresa é essencial para o sucesso. O profissional não deve ter medo de expor o seu pensamento, deve ter o cuidado de falar de uma forma que possa compreender, ou seja, de forma objetiva e clara.
Se sua você encontrar alguma falha de comunicação no local de trabalho, não se preocupe, vamos te dar algumas dicas para reverter essa situação.
Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho?
É preciso ser assertivo na hora de comunicar, passando as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva.
Vamos apresentar agora as 9 principais dicas de como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho com seus colegas, gestores e com sua equipe.
1. Não é o que você diz que importa, mas o que o outro “ouve”
A nossa comunicação se torna eficiente se o que queremos dizer é captado pelo receptor da mensagem. Ou seja, o que você diz não importa, mas sim o que o outro escuta e entende.
Busque saber o que o outro entendeu, com uma pergunta de fechamento que resuma sua mensagem. Aliás, criar uma cultura de feedback no trabalho é uma excelente ideia para melhorar a comunicação.
2. Escolha o canal correto
Pense no assunto que quer tratar com alguém. Agora, pare e veja os diversos canais de comunicação disponíveis. Muitas vezes, as pessoas se tornam refém dos e-mails para todos os tipos de assunto, sendo que discutir pessoalmente pode ser muito mais eficaz.
Se achar necessário “documentar” o que foi acordado, envie um e-mail começando, por exemplo: “Conforme nossa conversa de hoje, decidimos que…”.
3. Saiba quando falar
Muitas pessoas acreditam que tem que se destacar em reuniões falando qualquer coisa que seja, e acabam sendo inconvenientes.
Isso pode ser muito mal interpretado pelas outras pessoas presentes.
Se o que for dizer não for acrescentar nada, fique calado. Só as boas ideias destacam realmente as pessoas.
Não se cale desnecessariamente da mesma forma, se acredita que vai acrescentar algo relevante à discussão, exponha suas ideias com clareza e assertividade.
4. Uma imagem vale mais que mil palavras
Muitas pessoas confiam excessivamente no poder de persuasão de seu discurso. Sempre que tiver que fazer uma apresentação para um grupo, use um editor do tipo Power Point e não se restrinja a textos, use imagens que ilustram suas boas ideias. As pessoas se impactam facilmente com informações visuais.
5. Use um tipo de discurso para cada perfil
Conforme for conhecendo melhor os membros de sua equipe, colegas e superiores, perceba que tipo de discurso os convence melhor.
Existem pessoas que precisam ver imagens, outras necessitam de dados comprovados e gráficos, há aqueles que se encantam e emocionam. Ajuste suas mensagens: fale o que os outros querem ouvir.
6. Nunca interrompa quem está falando
Ouça atentamente e aproveite para entender melhor as opiniões do outro. Se não concorda com o que ele fala, espere terminar e inicie sua resposta de maneira quase neutra, algo como: “Compreendo seu ponto de vista, mas acredito que neste caso…”. Não parta para o confronto direto, seja diplomático.
7. Pratique a escuta ativa
Ela é uma técnica que traz eficiência para o diálogo, baseada na compreensão e no cuidado ao ouvir o outro.
A escuta ativa é uma maneira de melhorar a comunicação interpessoal tanto na vida profissional quanto fora dela.
Procure ouvir com atenção o que a pessoa tem a dizer, sem julgamentos e interrupções, tentando se colocar no lugar dela, observando a linguagem não-verbal, expressões faciais e entrelinhas.
Muitas vezes ouvimos, mas não compreendemos a mensagem.
Mas, atenção: praticar a escuta ativa não quer dizer que você está concordando ou apenas recebendo informações passivamente.
E sim que está compreendendo, se colocando no lugar do outro e absorvendo o que ele transmite até chegar a hora de se expressar.
8. Vocabulário correto
Ao se comunicar, abandone as gírias que não colaboram para o entendimento da sua mensagem, além disso, faça o uso do vocabulário técnico somente se estiver falando com receptores ou públicos que o entendem.
De nada adiantar falar palavras rebuscadas se o seu ouvinte não vai entender, por isso, certifique-se de emitir uma linguagem direta, objetiva e clara.
Outra dica importante é não usar “achismos”. Se está pensando em introduzir na sua fala algo que “acha” melhor não citar. Certifique-se de emitir argumentos sólidos, a fim de conquistar a confiança de todos que estão ao seu redor.
Para melhorar a capacidade de argumentar, busque promover intertextualidade, a partir de leituras que realiza de livros, jornais, revistas, músicas, artigos.
Saiba utilizar todo seu referencial cultural para construir a sua fala e sua identidade.
9. O corpo também fala
Atente-se para sua linguagem corporal, isso, porque a nossa comunicação não é só composta pela linguagem verbal, mas também por gestos e expressões.
Quando estiver em uma conversa observe a forma que você se porta e em que posição o outro se encontra em relação a você. Ao observar a linguagem corporal do outro, por exemplo, é possível analisar se existe ou não interesse pelo que está sendo transmitindo.
Outra dica é manter uma boa postura; utilizar vestimentas que dialogam com o ambiente que você está; manter contato visual com as pessoas; evitar gesticular demais com as mãos, além de evitar cruzar os braços em uma conversa, pois pode passar uma ideia de desinteresse para o que está sendo dito ou para a situação.
Com essas dicas o seu processo comunicativo pode ser facilitado e elevar essa habilidade para ser colocada em prática na sua vida pessoal e profissional.
Enfim, essas são as dicas de hoje sobre como ter uma comunicação eficaz no ambiente corporativo. É muito importante desenvolver essa habilidade, ainda mais porque a comunicação se torna, cada vez mais, imprescindível.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com outras pessoas para entenderem a importância desse assunto.
(1) Comentários