A relação entre pós-graduação e crescimento profissional

Mulher investindo no crescimento profissional com a pós-graduação

Por muito tempo a graduação era considerada uma qualificação suficiente para diferenciar os profissionais. Contudo, sua popularização e as transformações constantes no mercado a tornaram uma obrigação e, consequentemente, a lógica do crescimento profissional reconhecido tornou-se mais exigente.

Com a diversidade de áreas e novos conhecimentos, fazer um curso de pós-graduação tornou-se fundamental. Buscar por especialização e aperfeiçoamento profissional indica dedicação, atualização constante e oferta de habilidades melhores e mais amplas para o mercado.

Portanto, em um contexto cada vez mais competitivo, investir em conhecimento deixou de ser algo pontual e tornou-se determinante para inserção, manutenção e movimentação de um profissional no mercado. Entenda porque fazer uma pós-graduação é indispensável para o crescimento profissional em vários sentidos!

Por que a pós-graduação é determinante para o crescimento profissional?

Muitos profissionais que exercem a profissão desde a formação na graduação percebem, depois de um tempo, uma estagnação desconcertante em sua carreira. Tanto os cargos para a sua qualificação se tornam escassos quanto os salários parecem congelados.

Isso pode causar algum pessimismo, ante a impressão de que sua área de atuação está se desvalorizando. Contudo, o que tem acontecido, na verdade é que dentro de uma profissão, as empresas e prestadoras de serviço têm buscado profissionais mais qualificados e especializados.

Observe que em sua área existem ocupações que podem parecer novas mas, na realidade, são apenas funções mais especializadas. Geralmente, cargos dessa natureza exigem no mínimo um curso de pós-graduação voltado para essas atividades mais elaboradas.

Tanto para o setor privado quanto para o público, os títulos de pós-graduação são diferenciais que contam maior pontuação em concursos públicos, aumentam consideravelmente o percentual da remuneração e ampliam as oportunidades para os que contam com essa qualificação.

Além disso, cargos mais altos exigem, atualmente, mais do que experiência, aprofundamento nos estudos. Portanto, quem almeja o crescimento profissional e a realização advinda dele precisa investir nesses cursos, sempre com clareza dos seus objetivos e metas profissionais. 

Como o curso de pós-graduação influencia no crescimento profissional?

Além dos aspectos objetivos, isto é, empregabilidade, salário e alcance de cargos mais altos, os cursos de pós-graduação trazem outros atributos importantes para o crescimento profissional.

Afinal, evoluir profissionalmente envolve também o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e profissionais, que tornarão o exercício da profissão mais seguro e prazeroso.

Necessárias para a vida, e naturalmente para o mercado, as chamadas soft skills estão presentes como aprendizado nos cursos de pós-graduação, seja em disciplinas ou através do convívio social adulto no meio educacional.

A partir do aprofundamento e aperfeiçoamento das suas habilidades técnicas e pessoais, você perceberá que o diferencial se coloca não apenas para a carreira, mas também para o cotidiano. O motivo é a relação inseparável entre crescimento profissional e pessoal, principalmente para os profissionais que lidam com pessoas, como os da saúde, educação, direito e afins.

Ademais, o acesso a conhecimentos relacionados às novas tecnologias, incluindo as sociais, permitirá que o profissional efetivamente consiga dominar as ferramentas do seu trabalho, refrescando e ampliando suas habilidades com os novos recursos necessários à sua área de atuação.

Os benefícios da pós-graduação para o crescimento profissional

Para que fique mais claro como funciona a relação entre pós-graduação e crescimento profissional, nada melhor do que especificar alguns benefícios dessa interação. Vamos falar de alguns deles a seguir!

Diferenciação do profissional

Para uma nova vaga ou promoção, o que faria de você o mais indicado dentre tantos outros profissionais? Embora a resposta para essa questão envolva vários elementos, os aspectos objetivos são os que mais contam, principalmente quando você não é conhecido no contexto.

Nesse sentido, os cursos de pós-graduação que efetivamente contribuem para a função a ser exercida brilham aos olhos dos tomadores de decisão. Se você ainda consegue refletir suas habilidades a partir da fala e dos gestos, certamente se tornará o preferido nessas situações.

O fim da estagnação profissional

Adquirir novos aprendizados, refrescar aqueles que você já tem e envolver-se em debates mais atualizados trará uma motivação renovada no exercício da sua profissão. Você começará a ver oportunidades onde antes só havia desafio, se tornará mais proativo e assertivo em suas ações.

Isso, por si só, já configura o crescimento profissional. A abertura para funções novas e mais valorizadas, aumento de renda, dentre outros benefícios já mencionados são uma consequência dessa evolução.

Ampliação da rede social e profissional

Um dos fatores que dificultam o crescimento profissional é a imobilidade da rede de contatos que, com a vida adulta, tende a diminuir. Afinal, com as responsabilidades, o tempo para encontrar e se comunicar com os amigos é reduzido e ainda pode ocorrer a dispersão das afinidades conforme cada um segue um caminho distinto.

Nos cursos de pós-graduação o profissional conhece novas pessoas, que também atuam na sua área e apresentarão muitos interesses em comum. É uma oportunidade excepcional para fazer novas amizades, que também funcionarão como contatos para novas oportunidades na área de trabalho.

Mesmo nos cursos EAD isso é uma realidade, dependendo apenas do investimento do pós-graduando nos fóruns de discussão e em se aproximar das pessoas que considerar mais interessantes.

Percebe-se portanto que o crescimento profissional está vinculado ao investimento nos estudos em vários sentidos, trazendo impactos tanto à vida pessoal quanto profissional. Para que isso se efetive, é preciso tomar uma boa decisão na escolha do curso e da instituição de realização da pós-graduação.

Alguns aspectos importantes nesse sentido é avaliar qual o curso mais adequado aos seus objetivos profissionais, planejar-se para o investimento financeiro e de tempo, escolher uma modalidade que caiba na sua rotina, verificar o tempo de duração e se o curso é reconhecido pelo MEC.

Tomar a decisão de fazer uma pós-graduação será um passo determinante para o crescimento profissional, contudo, é preciso ser cuidadoso para que esse investimento de fato traga os benefícios e o reconhecimento profissional tão almejados. Quer continuar se informando sobre assuntos dessa natureza? Então siga a Faculdade Famart nas redes sociais! Estamos sempre buscando compartilhar conhecimento útil para o seu desenvolvimento profissional!

Inscreva-se em nosso blog

Informe o seu primeiro nome e o seu melhor e-mail para cadastrar-se em nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X