Sabia que existem diversos benefícios em ler frequentemente? Leia o artigo e conheça os 8 principais
Você gosta de ler? Sabia que, além de ser uma excelente forma de se divertir, existem muitos benefícios da leitura para a nossa vida? Esse hábito é uma das melhores atividades para manter o cérebro e as competências mentais em forma.
A leitura também reforça as habilidades sociais e a empatia, trazendo bem-estar e qualidade de vida. Isso sem falar do conhecimento obtido que se transforma em boas memórias, como resultado da experiência. Para isso, cada pessoa deve escolher o tipo de obra que mais o motiva aqui, vale desde aquela trilogia fantástica até o livro de autoajuda.
Dicas para quem quer praticar a leitura diária
Há quem tenha os livros como grandes companheiros no dia a dia. Outras pessoas podem pensar que a paciência é a principal virtude para ler diariamente. A grande verdade é que, para adquirir qualquer tipo de hábito, é preciso dedicação e frequência.
Algumas técnicas que podem ajudar você a ler diariamente, são:
– Escolha um livro cuja história desperte interesse em você. Não adianta embarcar em uma leitura clássica ou reconhecida pela crítica, se essa não for convidativa para o seu gosto.
– Separe pequenos intervalos de tempo para praticar o hábito de leitura. Podem ser 20 minutos após o horário de almoço, meia hora antes de dormir ou durante o café da manhã, o que importa é que seja um tempo que você consiga cumprir diariamente.
– Proponha-se ler ao menos 10 páginas do livro por dia.
– Diminua as distrações ao seu redor durante o momento de leitura e, se possível, opte por um local calmo e agradável para a prática
Além dessas dicas, é importante destacar que a leitura em qualquer formato é válida: livros físicos, artigos, revistas e e-books. No entanto, ao se propor a ler em formatos digitais, o cuidado para não se distrair com notificações ou outras tarefas digitais.
Benefícios da leitura
Você já parou para pensar que hábitos regulares de leitura promovem inúmeros benefícios? Entre eles podemos destacar:
- A melhora do funcionamento do cérebro;
- O aumento da criatividade;
- Maior desenvoltura na fala e acréscimo no vocabulário;
- O aumento da empatia;
- Maior estímulo ao senso crítico.
Afinal, quando conhecemos novas histórias paramos para pensar sobre a nossa sociedade e quem somos.
Para incentivar ainda mais a sua vontade de criar o hábito de ler, conheça 8 benefícios da leitura
1. Aprimora a escrita
Uma grande vantagem de ler constantemente é o aprimoramento da escrita. A capacidade de expressão através de textos se amplia quando você desbloqueia novas palavras.
A sua produção de texto para a prova de redação do Enem e outros vestibulares, fica ainda mais fluida quando você aprende novos termos, já que consegue ser coeso e claro, além de eliminar as repetições. Isso se reflete nos benefícios da leitura na carreira, pois essa capacidade também será exigida durante a sua rotina profissional.
2. Estimula a criatividade
A leitura é um hábito enriquecedor que traz uma série de benefícios e aprimora diversas habilidades do leitor, e uma delas é a criatividade. As histórias apresentadas nos livros exploram diferentes cenários. Dependendo do estilo do autor, os ambientes, personagens e objetos são descritos com riqueza de detalhes.
Para entrar nesse outro universo, o leitor precisa criar as imagens e as cenas em sua mente e se conectar com a narrativa. Quanto mais produtiva for a sua imaginação, melhor será a experiência da leitura.
Nesse caso, a criatividade traz um pouco de individualidade. Isso porque, os cenários que você constrói na sua mente se referem ao seu próprio mundo interior, ou seja, cada leitor imagina a história à sua maneira.
3. Exercita o cérebro
Os benefícios da leitura ao cérebro são muitos. Enquanto praticamos a leitura realizamos grande quantidade de sinapses, as conexões neurais. Isso quer dizer que esse hábito é como uma ginástica ao cérebro e, com isso, a função cerebral é favorecida
Quando lemos, estimulamos principalmente a região esquerda do cérebro, parte responsável pela linguagem que, em geral, apresenta mais capacidade analítica.
Muitas outras áreas do cérebro são ativadas e influenciam o processo. Decifrar letras, palavras e frases e transformá-las naquelas famosas vozes mentais exige a ativação de grandes regiões do córtex cerebral.
As narrativas e os conteúdos sentimentais do texto, por exemplo, ativam áreas emocionais do cérebro. O raciocínio sobre o assunto e a semântica estimula o córtex pré-frontal e a memória de trabalho, aquela que usamos para planejar o futuro, resolver problemas e tomar decisões.
4. Melhora a concentração e a memorização
Acabamos de falar sobre os efeitos da leitura na saúde do cérebro. Funções cognitivas, como memória e concentração, também são bastante trabalhadas enquanto lemos. Ler é um excelente treino de atenção e um recurso eficaz para aprender a se concentrar. Especialmente quando você lê em ambientes mais movimentados, onde é preciso se esforçar para manter o foco sem se distrair com os estímulos externos.
Da mesma forma, quem lê com frequência consegue memorizar informações com mais facilidade, porque essa função é constantemente treinada quando acompanhamos um livro. Ao longo da história, você absorve novos dados, como, por exemplo: nomes de personagens e detalhes dos ambientes, sendo necessário resgatá-los nos capítulos seguintes.
Justamente por estimular essas funções cognitivas é que a leitura também facilita a aquisição de novas linguagens, ou seja, os leitores assíduos podem demonstrar maior aptidão para aprender outros idiomas.
5. Desenvolve o pensamento crítico
A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento, seja através de produções impressas ou virtuais. Mesmo aquela obra de ficção que você adora tem algum ensinamento por trás da história. Com isso, você pode refletir a respeito das suas ideias e dos seus valores.
Com base nas informações que recebeu, você será capaz de se posicionar e opinar com mais facilidade sobre diferentes assuntos. A leitura é um hábito que melhora a sua capacidade de argumentação tanto em situações pessoais quanto profissionais.
Isso permite que você consiga embasar melhor suas opiniões, sempre apresentando argumentos novos e procurando aprofundar os debates em que se envolve.
A leitura, tira o indivíduo do ciclo de senso comum e posicionamentos automáticos e permite que ele tenha um olhar crítico sobre os fatos. Isso ajuda a observar a situação por diferentes perspectivas, e assumir uma postura mais questionadora.
6. Inteligência emocional
Sabia que, quando você lê, torna-se mais empático com outras pessoas ou situações do dia a dia? Afinal, toma contato com realidades distantes da sua, aprende com as experiências dos personagens (sejam eles reais, sejam eles fictícios) e, em consequência, fica mais tolerante para a diversidade.
Em outras palavras, investir na leitura é o mesmo que fortalecer a sua inteligência emocional. Afinal, diante dessas histórias, você passa a olhar para a própria vida com outros olhos.
7. Crescimento profissional
Todo esse conhecimento adquirido tem um resultado certeiro: o seu crescimento profissional. Afinal, não é só de títulos e de listas de empregos no currículo que vive uma pessoa em busca da vaga ideal. O que você aprende é um complemento para o seu repertório, que pode muito bem ser percebido em uma entrevista, por exemplo.
Dessa forma, as vagas nas melhores empresas ou mesmo bolsas na faculdade podem ser conquistas suas.
8. A leitura também ajuda a relaxar e a dormir melhor
Ler antes de dormir ajuda, a preparar o seu corpo. Isso acontece porque, ao relaxarmos por meio da leitura, há uma diminuição dos batimentos do coração e dos níveis de atividade cerebral. Além disso, nossa respiração fica mais regulada e os músculos mais relaxados
Essa vantagem é fundamental para quem está se preparando para o vestibular ou concursos. Por isso, não deixe de adotar esse hábito no seu dia a dia e lembre-se que os benefícios da leitura na vida acadêmica ajudam na concentração e no foco dos estudos.
Como a leitura pode tornar você um profissional melhor?
Com as tecnologias em constante movimento, não é só o mercado de trabalho que muda: até mesmo a convivência em sociedade sofre alterações. Nesse cenário, uma coisa é certa: vai longe quem não deixa de estudar, que sempre busca novos conhecimentos e não se acomoda com pouco. Com todos os benefícios da leitura, já deu para perceber que ela é fundamental, não é mesmo?
Um profissional que mantém o hábito da leitura consegue ler artigos e documentos com maior facilidade a exemplo do que acontece com advogados. E aprimora suas técnicas de oratória.
Viu só como os benefícios da leitura vão muito além da vida pessoal? Se você não tem o hábito de ler, saiba que nunca é tarde para começar a apreciar os livros. Uma boa dica e estipular uma meta mensal e dar início a essa prática.
Não deixe de ler, agora que você já conhece os benefícios da leitura, não deixe de adotar esse hábito para obter todas as vantagens. Lembre-se que ler ajuda a relaxar, melhorar o foco e a atenção e exercita o cérebro.
E se gostou do nosso artigo deixe seu comentário contando quais são os seus hábitos de leitura e assine nossa Newsletter para receber mais conteúdos como este.