- Corpo Docente: Lucas Eustáquio de Paiva Silva
- Disciplinas: 47
- Duração: 80 horas
SOBRE O CURSO
O curso de alfabetização de teoria e processo de aprendizagem, visa capacitar o profissional no conhecimento do processo de alfabetização e letramento, para poder analisar, refletir e possibilitar práticas e ambientes de aprendizado estimulante, desenvolvendo no aluno as competências da leitura e escrita necessárias para a vida em sociedade.
Desse modo, é preciso compreender os fundamentos referentes às teorias da aprendizagem, à aquisição da linguagem oral e escrita, os fundamentos da alfabetização e letramento para crianças, jovens e adultos, o uso das mídias na leitura e escrita, o planejamento, práticas, projetos e avaliação da alfabetização, e enfim, possibilitar a identificação de questões que afetam o processo de alfabetização, contribuindo, assim, para a melhora da qualidade da educação brasileira.
PÚBLICO ALVO
Áreas Afins.
CARGA HORÁRIA
80h
CERTIFICADO E VALIDADE DO CURSO
O Certificado do curso tem validade para fins curriculares, horas complementares e em provas de títulos.
COMPRAR AGORA
-
DISCIPLINAS
-
MÓDULO I
-
Como a Criança Aprende (O Que Pensam Os Pensadores)
-
Desenvolvimento Linguístico – Teorias Sobre Fatores Ambientais e Biológicos
-
O Desenvolvimento Cognitivo Conforme Piaget
-
Alfabetização – A Análise Como Subsídio
-
Contribuições de Paulo Freire e Emília Ferreiro para a Alfabetização
-
Etapas Do Desenvolvimento Alfabético – Evolução Da Escrita
-
Os Distúrbios de Aprendizagem em Sala de Aula
-
Prática e Avaliação em Sala De Aula – A Escolha Dos Instrumentos, Recursos e Conteúdos
-
Dinâmica Do Planejamento
-
Construção Do Plano Político Pedagógico
-
A Tecnologia a Favor Da Alfabetização
-
Acessibilidade Do Sistema Operacional Linux
-
A Importância Da Consciência Fonológica Na Alfabetização
-
Alguns Exemplos De Atividades De Consciência Fonológica
-
MÓDULO II
-
Escola E Prática Pedagógica
-
A Tendência Escola Nova
-
A Tendência Liberal Tecnicista
-
Pedagogia Progressista e Construtivismo
-
A Pedagogia Progressista: Educar Para Transformar
-
Pedagogia Libertadora
-
Pedagogia Libertária
-
Pedagogia Crítico-social Dos Conteúdos
-
Teóricos
-
O Método Natural
-
Texto Livre
-
Livro Da Vida
-
A Aprendizagem
-
Construtivismo
-
O Método De Paulo Freire
-
Algumas Fases Do Método De Paulo Freire
-
A Realidade Em Foco
-
Henri Wallon E A Psicogênese Da Pessoa Completa 64
-
Vida E Obra De Henri Wallon
-
Psicogênese A Pessoa Completa
-
O desenvolvimento do organismo
-
Teoria da Emoção
-
Articulando As Teorias
-
Evolução da Escrita e da Leitura
-
Consequências Pedagógicas da Teoria de Emília Ferreiro
-
Inteligência na Perspectiva de Howard Gardner
-
O desenvolvimento das inteligências
-
Educação Para As Competências – Philippe Perrenoud
-
Articulando As Teorias – Uma Questão De Método
-
As Contribuições Teóricas
-
Divergências e Aproximações entre os Teóricos
-