- Corpo Docente: Pauliane Morais
- Disciplinas: 59
- Duração: 3800 horas
OBJETIVOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EAD
O Curso de Educação Especial EaD, tem como objetivo principal formar professores a distância para a Educação Especial, para atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental I (anos iniciais) e II (anos finais), Ensino Médio e EJA, nas diferentes modalidades da Educação Especial, utilizando as tecnologias de comunicação e informação em diferentes ambientes educacionais.
Além disso, visa formar professores para prover o atendimento educacional especializado de qualidade, previsto na legislação brasileira como direito dos estudantes com necessidades educacionais especiais.
Entre os objetivos do curso de graduação em Educação Especial, estão:
- Proporcionar conhecimentos de acordo com as especificidades da área de Educação Especial a fim de subsidiar os graduandos para a atuação pedagógica e inclusão educacional, para atuar no ensino regular e no especializado, em seus diferentes níveis, realizando atividades de docência, gestão e consultoria especializada.
- Estimular por meio da interação a distância a ação-reflexão-ação como forma de perceber e intervir nas necessidades educacionais especiais dos alunos, valorizando a educação inclusiva.
- Favorecer ações pedagógicas a distância nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades especiais de aprendizagem, de acordo com o contexto do cursista.
- Propiciar o domínio de métodos e técnicas pedagógicas, que viabilizem a mediação de conhecimentos para os alunos nas etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I (anos iniciais) e II (anos finais), Ensino Médio e EJA, nas modalidades de Educação Especial.
- Proporcionar vivências no contexto do cursista, visando o conhecimento da gestão escolar, nas instituições de ensino, desde os primeiros semestres do Curso.
- Possibilitar um trabalho de campo, por meio de estágios no ambiente do cursista, nas etapas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade da Educação Especial, considerando a transversalidade da Educação Especial nos níveis e nas etapas da Educação.
- Proporcionar outras formas de construção do conhecimento por meio de mídias e tecnologias, tais como videoaulas e ferramentas disponibilizadas pelo ambiente virtual de ensino e aprendizagem a ser utilizado pelo Curso.
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DURAÇÃO
O curso de Licenciatura em Educação Especial EaD tem duração de 04 (quatro) anos, divididos em 16 (dezesseis) trimestres.
GRAU
Licenciatura.
METODOLOGIA
O curso de Licenciatura em Educação Especial EaD oferece Aulas ao Vivo de forma síncrona uma vez na semana, além de toda a flexibilidade e conforto do ensino à distância.
O aluno tem acesso a todo material através do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), uma plataforma moderna e interativa, onde os estudantes contam com o apoio pedagógico de um corpo docente experiente e referência em ensino à distância.
No AVA, portanto, o aluno pode acessar as videoaulas, além da disponibilização de indicações bibliográficas para uso na biblioteca virtual, bem como de textos em PDF selecionados pelos professores do curso.
O aluno também possui contato direto com os professores/tutores via chat e/ou e-mail e plantões com os coordenadores periodicamente.
PERFIL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
O curso Superior de Licenciatura em Educação Especial EaD destina-se a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Ainda, é direcionado aos profissionais da educação e demais interessados que desejam atuar na docência e nos serviços de apoio pedagógico especializado nas escolas de ensino regular.
CONHEÇA AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO EDUCADOR ESPECIAL
Os profissionais formados em Educação Especial são capacitados para atuar na docência e nos serviços de apoio pedagógico especializado, nas escolas de ensino regular, para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, TEA, atuando de forma transversal nos diferentes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.
O educador especial terá habilidades e conhecimento para conhecer o currículo e atuar de forma a adequar e adaptar as práticas e metodologias, fornecendo meios e recursos para promover a aprendizagem dos alunos atendendo suas especificidades. Atentando-se ao desenvolvimento integral do aluno, suas habilidades cognitivas, psicomotoras, adaptativas, sociais, de comunicação, socioafetivas, de cuidado pessoal e autonomia.
O formando em Educação Especial pode atuar nas escolas ou em ambiente domiciliar, atendendo crianças, jovens ou adultos, de acordo com a capacidade individual e escolarização dos mesmos. Há ainda a possibilidade de atuar enquanto professor em salas de recursos multifuncionais, escolas e instituições especializadas, APAE´s, e também enquanto profissional que presta assessoria e orientação as famílias, empresas e instituições.
AMPARO LEGAL
O Curso está devidamente autorizado pela Portaria nº 1.158, de 30 de dezembro de 2022. Saiba mais sobre o credenciamento junto ao MEC.
INVESTIMENTO NA GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EAD
Taxa de inscrição: R$ 50,00
Parcelas: de R$ 417,00 Por: R$ 137,00*
(Plano trimestral – 03 parcelas)
*Consulte condições de pagamento.
VAGAS
100 vagas
CORPO DOCENTE
O curso de Educação Especial conta com um corpo docente formado por mestres, doutores e especialistas da área. Todos com uma vasta experiência profissional e referência no mercado educacional.
Bárbara Antunes Rezende – Doutorado
Carine Ferreira Machado – Mestrado
Daniela Moreno – Especialista/Mestranda
Denyse Moreira Guedes – Doutorado
Glaciane Moreira Franco Pereira – Mestrado
Ivolina Maria Lopes Nogueira – Especialista
Karina Leão De Mello – Mestrado
Lucas Eustáquio de Paiva Silva – Doutorado
Luciano Borges Muniz – Mestrado
Mailson Santos De Queiroz – Mestrado
Meire Mara Coelho Nogueira – Doutorado
Pauliane Aparecida De Morais – Mestrado
Rosilene Nogueira Prado Franco – Especialista
Weslei Lopes Da Silva – Doutorado
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DISCIPLINAS
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Fundamentos Sociológicos da Educação – 40h
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Educação de Jovens e Adultos – 40h
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Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – 80h
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Atividades Complementares I – 50h
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Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – 80h
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História da Educação Brasileira – 80h
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Tecnologia em Educação: Linguagem e outros códigos – 80h
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Atividades Complementares II – 50h
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Leitura e Produção de Textos – 40h
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Educação Especial e inclusiva – 80h
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Estatuto da Criança e do Adolescente – 40h
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Atividades Complementares III – 50h
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Metodologia de Ensino em Educação Especial – 80h
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Legislação em Educação Especial – 80h
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Psicomotricidade e Educação Infantil – 80h
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Atividades Complementares IV – 50h
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Política Educacional e Organização da Educação Básica Brasileira – 40h
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Ética, Direitos Humanos e Educação – 80h
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Antropologia e Diversidade Étnico-Cultural – 40h
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Metodologia e Práticas da Ed. Especial na Educação Infantil* – 80h
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Superdotação e Altas Habilidades – 80h
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Literatura Infanto Juvenil – 40h
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Dificuldades na Aprendizagem – 80h
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Cultura Organizacional nas Escolas – 40h
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Fundamentos Filosóficos da Educação – 40h
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Metodologia e Práticas da Ed. Especial do Ensino de Artes* – 80h
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Deficiências Físicas, Sensoriais e Intelectuais – 80h
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Práticas de Ludicidade e Movimentos – 40h
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Estágio Supervisionado I – Educação Infantil – 100h
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Metodologia e Prát. da Ed.Especial em Alfabetização e Letramento* – 80h
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Educação Ambiental e Meio Ambiente – 40h
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História da África e Cultura Afrodescendente – 40h
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Deficiências Múltiplas – 80h
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Transtorno do Espectro Autista – 80h
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Organização Curricular e Projeto Político Pedagógico – 40h
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Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental I e II – 100h
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Educação Escolar Indígena – 40h
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Metodologia e Prática da Ed. Especial no E. Fundamental. e E. Médio* – 80h
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Didática: Planejamento e Avaliação na Prática Docente – 40h
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Psicologia da Educação – 80h
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Metodologia e Prática da Ed. Especial na Aprendizagem da Matemática* – 80h
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Fundamentos Neurofisiologia e Neuropsicologia – 80h
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Estágio Supervisionado III – Ensino Médio e EJA – 100h
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Fundamentos Met. da Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual – 80h
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Família, Comunidade e Educação Especial – 40h
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AEE – Atendimento Educacional Especializado – 80h
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Fundamentos Met. da Ed. da Pessoa com Deficiência Auditiva – 80h
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Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade – 80h
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Planejamento e Avaliação na Educação Especial – 80h
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TCC – Orientação – 40h
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Fundamentos Met. da Ed. da Pessoa com Deficiência Visual – 80h
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Neurociência e Educação – 80h
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Met. e Prát. da Ed. Especial na Educação de Jovens e Adultos* – 80h
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TCC – Trabalho de Conclusão I – 40h
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Estágio Supervisionado IV – Educação Especial – 100h
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Farmacologia e Medicalização – 80h
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Acessibilidade, Tecnologias ativas e Assistivas – 80h
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TCC – Trabalho de Conclusão II – 40h
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*Atividades Extensionistas
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