Entenda tudo sobre a modalidade de ensino que atende pessoas com necessidades educacionais especiais e veja o que é necessário para ser um profissional da área.
A educação especial vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Por isso, o curso de graduação em educação especial, está sendo cada vez mais procurado.
O poder público, tem o compromisso de criar legislações federais, estaduais e municipais, com a intenção de garantir a igualdade dos direitos de pessoas com deficiência, possibilitando que elas tenham uma vida justa em sociedade, com respeito, acolhimento e oportunidades de crescimento.
Dessa forma, a busca por profissionais dessa área vem crescendo cada vez mais. Inclusive, já existe o curso de Graduação em Educação Especial, que visa formar professores para prover o atendimento educacional especializado de qualidade, previsto na legislação brasileira como direito dos estudantes com necessidades educacionais especiais.
O que é educação especial?
Essa modalidade de ensino tem o objetivo de ajudar pessoas com deficiência física ou mental, a aprender de maneira igualitária.
Para que isso seja possível, é necessário que as escolas e professores sejam capazes de identificar quais são as barreiras responsáveis por limitar o aprendizado desses alunos, de modo que elas possam ter as mesmas condições de aprendizado que o restante dos alunos da turma.
No entanto, isso não quer dizer que é necessário separar esses alunos dos demais e, muito menos, criar escolas específicas para eles, como acontecia há tempos atrás. Até mesmo porque, a educação especial faz parte da educação inclusiva, onde o foco é a socialização, a viabilização dos direitos e a promoção da convivência com estudantes que não tem deficiência.
Dessa forma, a educação especial tem a missão de oferecer uma educação capaz de garantir um espaço menos restritivo para quem possui algum tipo de deficiência. De maneira simples, é oferecer ao aluno os recursos necessários para poderem progredir na escola, interagindo e construindo relacionamento com os demais.
Educação especial x educação inclusiva
A diferença entre as duas modalidades de ensino, está no foco de cada uma. No caso da primeira, o foco está direcionado para o grupo que possui alguma deficiência, já a educação inclusiva, propõe a valorização e o acolhimento das diferenças. Ou seja, dentro dessa proposta, todos os alunos são incluídos de maneira igualitária, sem distinção.
O que é necessário para ser um profissional da área?
Existem duas maneiras de ser um profissional de educação especial. A primeira e mais rápida, é cursando uma graduação em Educação Especial. A segunda opção, é cursar Pedagogia, e depois fazer uma Pós-graduação na área.
Além da formação, é necessário que o profissional tenha boa comunicação, saiba ser empático, paciente, além de ser muito responsável e criativo.
Atuação do profissional de educação especial
O profissional dessa área tem muitas responsabilidades. Ele deve promover as melhores condições de ensino para os alunos com deficiência.
Sendo assim, o dia a dia desse profissional é composto por atividades como:
- realizar o planejamento de ensino;
- dar aulas;
- prestar consultoria pedagógica;
- coordenar equipes pedagógicas;
- realizar treinamentos com os demais professores;
- avaliar o progresso dos alunos;
- identificar dificuldades e desenvolver metas de aprendizado;
- gerenciar programas de educação individualizada;
- atender aos familiares.
Como é a graduação em Educação Especial?
O curso tem duração de (04 anos) e visa capacitar o profissional para a Educação Especial, sendo capaz de atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental I (anos iniciais) e II (anos finais), Ensino Médio e EJA, nas diferentes modalidades da Educação Especial.
Hoje em dia, você encontra o curso nas modalidades presencial e EAD.
Aqui na Faculdade Famart, o curso é ofertado na modalidade EAD, com um grande diferencial que são as aulas ao vivo, e, além disso, possui nota 5 no MEC.
Conheça algumas matérias da grade do curso de Educação Especial da Faculdade Famart:
- Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
- Educação de Jovens e Adultos
- Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
- Tecnologia em Educação: Linguagem e outros códigos
- Educação Especial e inclusiva e muito mais…
O que você achou dessa área? Acha que pode ser o curso ideal para você?
Faça a sua inscrição no vestibular, matrículas abertas: CLIQUE AQUI
Deixei aqui seu comentário. Vamos adorar conversar com você!