Quer saber tudo sobre a área de enfermagem? Certamente, aí está uma profissão interessante e sempre em alta.
Seja em um hospital ou clínica, o enfermeiro é mais que necessário, sem esse profissional, as coisas não funcionam como deveriam.
O curso de Enfermagem é considerado o mais procurado por quem ama a área de saúde, justamente por preparar pessoas capazes de recuperar, promover e proteger a saúde.
Se você chegou até aqui, imaginamos que tenha interesse na profissão. Preparamos um guia com as principais informações sobre a área. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é enfermagem?
A enfermagem é a ciência cujo objetivo é o cuidado com o ser humano em seu âmbito individual, familiar e comunitário. Para tanto há o desenvolvimento de atividades que promovam a prevenção, promoção, reabilitação e restauração da saúde.
A história da enfermagem, em seus primórdios, estava relacionada à maternidade.
No século XIX, Florence Nigthingale estruturou o modelo de assistência, após trabalho na Guerra da Crimeia.
O curso de Enfermagem é um dos mais tradicionais da área da saúde. Bons salários, amplas possibilidades de atuação são fatores que influenciam em sua popularidade.
Em seu exercício profissional, o enfermeiro pode atuar diretamente na assistência ao paciente; na gestão dos serviços de saúde; na coordenação das atividades dos técnicos e auxiliares de enfermagem; na docência e na pesquisa acadêmica.
O que faz o profissional de Enfermagem?
O profissional de enfermagem é uma peça fundamental no serviço de saúde. Visto que os enfermeiros são responsáveis pelo atendimento mais direto e próximo ao paciente.
O enfermeiro atua em conjunto com os demais profissionais da saúde para promover o bem-estar do paciente. Suas atribuições incluem aplicar injeções, administrar remédios prescritos, fazer curativos, organizar prontuários, separar instrumentos cirúrgicos e coordenar equipes.
Já os técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem só podem atuar sob a supervisão de um enfermeiro.
No mercado de trabalho, o enfermeiro bacharel pode atuar na saúde pública ou privada, em hospitais, clínicas e atendimentos domiciliares. Ele tem a responsabilidade de zelar pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos do paciente.
O profissional graduado em licenciatura é preparado para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.
Onde o Enfermeiro pode trabalhar?
Esse profissional pode atuar nas áreas de saúde e serviços sociais, exercendo atividades em empresas públicas e privadas.
Está preparado para atuar nos diferentes setores hospitalares, podendo ser responsável pelo cuidado dos pacientes internados e da rotina administrativa do seu setor no hospital.
O enfermeiro está presente em: unidades de pronto-atendimento (UPA), postos de saúde, maternidades, prontos-socorros, serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU), laboratórios, consultórios, centros de internação, unidades de estratégia da saúde da família, ambulatórios, atendimento a eventos.
Além da assistência médica, existem outras áreas onde um enfermeiro pode atuar. Conheça algumas delas e as principais atividades desenvolvidas por este profissional:
- Enfermagem geral: liderar equipes de enfermagem no atendimento aos pacientes.
- Enfermagem geriátrica: atuar em domicílio, clínicas, hospitais ou casas de repouso atendendo idosos, doentes ou não.
- Enfermagem médico-cirúrgica: prestar auxílio no pré e pós-operatórios dos pacientes.
- Enfermagem obstétrica: auxiliar gestantes, parturientes e lactantes.
- Assistência Domiciliar: Cuida de pacientes em suas próprias casas, pessoas que receberam alta de hospitais e ainda necessitam de cuidados especiais durante o tratamento. Também cuida de pessoas idosas ou com doenças crônicas mesmo em períodos em que não estão doentes.
- Enfermagem de Resgate: Trabalha juntamente com equipes de salvamento, prestando os primeiros socorros a vítimas de calamidades ou acidentes.
- Enfermagem do Trabalho: Atua dentro de organizações prestando atendimento ambulatorial para funcionários da empresa. Também elabora programas de prevenção da saúde e orienta os colaboradores sobre primeiros socorros.
- Ensino: Atua como professor em cursos técnicos e faculdades. Realiza palestras e cursos sobre cuidados com a saúde e primeiros socorros.
- Pesquisa Clínica: Realiza pesquisas sobre novos medicamentos, estuda sobre epidemias e atua no desenvolvimento de novas drogas.
- Enfermagem forense: auxiliar nas investigações de crimes.
A carreira em Enfermagem é regulamentada no Brasil pelos conselhos profissionais de classe: Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os Conselhos Regionais (CORENs).
Juntos os órgãos formam o Sistema COFEN/Conselhos Regionais, sendo obrigatório o registro dos enfermeiros no COREN do estado de atuação.
Os CORENs possuem responsabilidade sobre deliberar inscrições, ou o cancelamento; além de disciplinar e fiscalizar o exercício profissional.
Perfil do enfermeiro
Por trabalhar diretamente no cuidado de pacientes em situação debilitada de saúde, é papel do enfermeiro apresentar grande conhecimento técnico, além, é claro, de sensibilidade e empatia. Afinal de contas, o profissional de Enfermagem é aquele que mais tem contato direto com os pacientes e é quem realiza os primeiros cuidados com o paciente que chega com algum ferimento ou crises.
Algumas características que o profissional precisa ter: flexibilidade, organização, autocontrole, capacidade de adaptar-se às situações, capacidade de atenção, sensibilidade, destreza manual, ter facilidade de trabalhar em equipe, saber negociar, interpretar linguagem verbal e não verbal; liderança, saber ouvir, rapidez de raciocínio.
Pós-graduação
O ramo conta com diversos cursos de pós-graduação para complementação profissional. Para quem deseja ser um enfermeiro na saúde pública, os cursos são muito importantes, pois também costumam valer pontos extras em concursos públicos e processos seletivos. Algumas bancas de exames também valorizam as experiências profissionais.
A pós-graduação na área da enfermagem, oportuniza a formação de enfermeiros capazes de interagir com os diversos cenários de atuação em saúde. A construção do conhecimento é pautada em metodologias diversificadas que contribuem com o desenvolvimento de uma postura profissional crítica e reflexiva.
Conheça alguns cursos oferecidos na faculdade Famart:
Enfermagem em Urgência e Emergência: o curso visa formar enfermeiros em Urgência e Emergência através de uma abordagem humanizada, que prioriza habilidades de planejamento e assistência em unidades como prontos-socorros, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Por meio do curso, o profissional se qualifica para atender aos adultos e às populações especiais (neonatologia, pediatria, gestante, idoso, psiquiatria e obesos), tendo como foco a otimização do atendimento dessas populações durante procedimentos pré, trans e intra-hospitalar, além de promover conhecimentos para atuação em catástrofes e na integração dos níveis e atenção à saúde.
Enfermagem do Trabalho: A pós-graduação tem como meta capacitar enfermeiros para atuação na área de Saúde do Trabalho em instituições públicas e privadas. Nossos alunos são treinados para desempenhar atividades preventivas, educativas e de cura em equipe multiprofissional.
Durante as aulas do curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho são bastante ressaltadas questões que aumentam a qualificação do profissional. São trabalhadas habilidades para que o aluno tenha segurança na implementação das bases propostas na política nacional de saúde do trabalhador.
O Gerenciamento de problemas de saúde no ambiente de trabalho e o desenvolvimento de ações preventivas também são estudados.
Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental: o curso de pós-graduação pretende oferecer formação de qualidade na área de saúde mental e psiquiatria aos enfermeiros dispostos a trabalhar no gerenciamento de alterações mentais, leves, moderadas e graves, desenvolvendo nestes profissionais a capacidade de atender de forma integral as pessoas com sofrimentos mentais e psicológicos, bem como a família, que também participa do processo de cuidado e reabilitação do doente;
O curso visa formar enfermeiros especialistas no cuidado a pessoa em sofrimento mental em espaços públicos e privados; além de contribuir na formação de pessoas que desejam prestar assistência de qualidade a pessoa em sofrimento mental e capacitar enfermeiros de modo a realizar sistematização de enfermagem em instituições públicas ou privadas no que tange o paciente psiquiátrico.
Docência em enfermagem: esse curso tem como objetivo instrumentalizar o enfermeiro para o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação das atividades próprias da docência em Enfermagem.
Oferecendo fundamentação teórico-prática para a ação docente na formação profissional e em cursos técnicos, numa perspectiva de reflexão na ação.
O curso de pós-graduação pretende proporcionar debates a respeito de competências, habilidades profissionais e atitudes científicas para a ciência
Contextualizando a atuação de docentes e suas funções no âmbito da gestão, da sala de aula, do curso, da instituição e do ambiente sócio-político e cultural que configura sua ação.
Enfermagem em Estética: O mercado da Estética é o que mais cresce no mundo e tem envolvido profissionais de saúde de diferentes formações, entre elas a Enfermagem. Ao final do curso, o profissional enfermeiro terá conhecimento da área por meio de estudos da melhor abordagem clínica ao paciente, formas de assistência, tratamentos de prevenção, tratamentos de problemas estéticos, aspectos teóricos dos diversos tipos de procedimentos, protocolos, instrumentos e equipamentos necessários para tratamentos seguros e de qualidade.
Além dos cursos citados, oferecemos também os seguintes cursos: Gestão Hospitalar, Enfermagem em Nefrologia, Enfermagem em Cuidado do Idoso, Enfermagem em UTI, Enfermagem em Estomaterapia, Atenção ao Paciente Crítico: Urgência, Emergência e UTI, Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Estética, Enfermagem em Oncologia.
E aí? Se interessou pela área? Então não deixe de conferir nossos cursos de pós-graduação, caso tenha dúvidas entre em contato com um de nossos consultores educacionais.