O estágio é uma etapa importante na vida dos estudantes, podendo ser procurado por alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico. Confira as principais razões para buscar um.
O estágio é uma das atividades fundamentais para prepará-lo para conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho.
Essa atividade levanta muitas dúvidas nos estudantes, que não sabem o que precisa ser feito durante esse período. Antes de começar a estagiar, é importante conhecer como funciona o processo, quais são os caminhos para conseguir uma vaga e outras informações relevantes.
Pensando nisso, apresentamos neste post tudo o que você precisa saber sobre estágio.
O que é estágio?
Essa modalidade de trabalho busca tornar prático o conhecimento teórico aprendido pelo estudante.
É o período em que os estudantes podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ele é uma complementação do aprendizado, realizado no mercado de trabalho, sendo, em geral, a primeira experiência profissional na área de estudo.
A intenção é aperfeiçoar os conteúdos aprendidos em sala de aula com vivências nas empresas já estabelecidas no mercado. Dessa maneira, é possível gerar uma relação integrada entre aluno e sociedade, dando a ele um conhecimento mais completo do que o recebido apenas no ambiente acadêmico.
Em outras palavras, é a primeira porta que se abre para esses profissionais em formação. Vale ressaltar que o estágio é uma excelente oportunidade para o estudante. Afinal, nesse período, ele entende como é a rotina em sua área de interesse e quais são as características necessárias para se tornar ainda mais decisivo para o negócio.
Por ser uma etapa de aprendizado, os erros são tolerados e, inclusive, fazem parte do crescimento do profissional é a ocasião oportuna para aprender com eles, evitando-os no futuro. A depender do desempenho nessa prática, é possível até mesmo conquistar a efetivação.
Tipos de estágios
Os estágios podem ser divididos em duas modalidades principais, sobre as quais falaremos na sequência.
Estágio obrigatório
Faz parte da grade curricular do curso superior, aliás, está incluído na carga horária da formação. Dessa maneira, é uma exigência para conseguir o diploma.
Nessa opção, a oferta de bolsa, remuneração e auxílio-transporte é facultativa pelas empresas, mas muitas costumam oferecer algum tipo auxílio como forma de incentivo.
Estágio não-obrigatório
O estágio não-obrigatório não está incluído na matriz curricular da graduação. Assim, você consegue se formar sem cumprir as horas dessa atividade. Nesse caso, as empresas que oferecem a oportunidade devem dar uma remuneração e auxílio-transporte para o estagiário.
Mesmo não sendo obrigatório, é interessante ter essa experiência profissional, tendo em vista a importância do estágio, que é complementar o aprendizado e a possibilidade de conhecer mais sobre a rotina da área que você escolheu cursar.
Quem pode estagiar?
Podem ser estagiários pessoas com mais de 16 anos, que tenham RG e CPF e que estejam cursando o ensino superior, pós-graduação, Educação Profissional e até mesmo o ensino médio estão liberadas para a atividade. Alunos dos anos finais do ensino fundamental, que sejam da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem estagiar.
É possível fazer estágio desde o primeiro ano do ensino superior. Apesar disso, é mais comum que essa atividade ocorra nos semestres finais da formação.
Mesmo quem já trabalha na área que está estudando, deve conciliar estágio e trabalho, caso a atividade seja obrigatória no curso.
Direitos e deveres do estagiário
A realização de um estágio profissional é regulamentada pela Lei nº 11.788 , ela aborda os direitos e deveres do acadêmico que está desenvolvendo o estágio, como, por exemplo:
- Carga horária de 6 horas diárias, sendo 30 horas semanais;
- O estágio não pode passar do período de 2 anos;
- É garantido ao estagiário no fechamento do período de 1 ano de realização do estágio, 30 dias de recesso que, preferencialmente, podem ser aproveitados em conjunto com as férias escolares.
5 motivos para fazer um estágio
Vamos entender a importância do estágio para a carreira, porque é importante passar por ele, mesmo que não seja obrigatório.
Pois, essa vivência traz uma série de vantagens, como, por exemplo:
1- A efetivação
Mesmo que seja um estágio não remunerado, durante esse período, o estudante aumenta a sua possibilidade de efetivação na empresa, já que os gestores passam a conhecer o seu trabalho e podem garantir os serviços de uma pessoa que já demonstrou capacidade.
Portanto, é importante desempenhar suas funções com qualidade e esforço, demonstrando que você tem interesse no trabalho realizado na empresa. Essa dedicação pode ser recompensada com uma oferta de emprego no futuro.
2- Criação de network
Esse período é uma excelente oportunidade para ampliar sua rede de contatos. Você vai trabalhar com pessoas que estão no mercado há mais tempo, podendo se conectar com profissionais de outras empresas nos eventos da área e se tornar conhecido no meio.
3- Ensina a enfrentar os desafios do primeiro emprego
Ao conquistar uma vaga, você terá pela frente as exigências de um emprego que vale muito para a empresa. Haverá cobrança pelo seu desempenho e responsabilidades que devem ser cumpridas com seriedade. Isso é fundamental para dar seus primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso e aprender a lidar com desafios.
4- Conhecimento sobre a profissão
Durante o curso, você aprende muitos conceitos e informações essenciais para o futuro profissional. Porém, para conhecer realmente como é a profissão, é preciso trabalhar na área. Essa oportunidade permite entrar em contato com a rotina de trabalho, dando tempo para ver como as coisas funcionam.
É uma excelente maneira de compreender se a sua escolha foi ideal para o seu perfil e se você consegue se adaptar a essa rotina. Além disso, é possível descobrir qual área de atuação dentro da sua profissão é mais interessante e buscar a especialização nela.
5- Estimula o aprendizado
Você tem o conhecimento técnico e teórico, mas sabe como colocar tudo o que aprendeu em prática? O período de estágio é a melhor maneira de descobrir essa resposta, já que o estagiário precisa desenvolver suas habilidades e crescer profissionalmente para atender às expectativas do cargo.
O aprendizado pode ser conquistado com ajuda de profissionais mais experientes e também pelo exercício contínuo de suas funções. Como vimos, assumir os erros e tirar valiosas lições deles são práticas que vão contribuir para o seu amadurecimento.
Antes de decidir entrar no mercado de trabalho da Psicologia, vale a pena avaliar se você tem o perfil ideal para ser esse profissional. É claro que alguns pontos podem variar conforme a área de atuação escolhida.
No entanto, existem alguns pontos que são comuns a todas as áreas de atuação. A seguir, listamos algumas características indispensáveis.
O que fazer para conseguir um estágio?
Para conquistar uma vaga de estágio, é fundamental estar preparado e procurar as oportunidades que trarão inúmeras vantagens para sua carreira. Então, se você pretende conhecer mais sobre a sua profissão, aprimorar suas competências e ter uma experiência diferenciada, confira 5 dicas:
1- Preste atenção aos anúncios de vaga
É preciso ficar de olho nos anúncios de vagas para não perder nenhuma oportunidade. Por isso, acompanhe a atualização dos murais e quadros de avisos da faculdade. Se a sua instituição tem empresas parceiras, busque informações e se prepare para cumprir os requisitos necessários, além de ficar de olho em vagas de estágio no setor público.
Além disso, é interessante acompanhar os sites de oportunidades de emprego e as redes sociais. Vagas interessantes são compartilhadas nesses locais e aumentam as chances de conseguir uma boa colocação.
Crie um perfil no LinkedIn, assim você mostra seus interesses e ainda adquire contatos interessantes para sua carreira, essa rede corporativa é uma das melhores ferramentas para construir relações de trabalho.
2- Prepare bem o seu currículo
O currículo é a sua primeira apresentação para os empregadores. Por essa razão, é fundamental que ele seja objetivo e organizado. Coloque em evidência seus conhecimentos, competências, experiências e cursos complementares. Faça um documento bem-estruturado, com informações bastante diretas.
Lembre-se de que, quando o currículo oferece muitas possibilidades e não é específico, o recrutador pode não encontrar o que está procurando. Portanto, indique qual é a função desejada e os motivos que fazem de você um bom candidato.
3- Faça Networking
O networking é fundamental no ambiente profissional e isso se aplica também à procura de um lugar para estagiar. Para dar início a essa rede de contatos, converse com professores eles conhecem os empreendimentos da área e, em muitos casos, são consultados pelas empresas que desejam recrutar novos talentos.
Quanto melhor for seu desempenho acadêmico, terá mais chances de ser indicado para alguma vaga especial, já que algumas organizações entram em contato com a faculdade para coletar referências sobre os candidatos ao estágio.
Os colegas de classe também podem ajudar nesse momento. É comum que alguns comecem a estagiar antes que você, informando sempre que surgir alguma vaga. De modo geral, o relacionamento é fundamental para alcançar boas oportunidades.