logo-famart

Blog

Fisioterapia: tudo que você gostaria de saber sobre a área

Você está pensando em seguir carreira de fisioterapeuta? Então está no lugar certo!

Neste artigo, vamos explicar o que é fisioterapia, como é o dia a dia da profissão e quais são as principais possibilidades de atuação. 

O que é fisioterapia?

Fisioterapia é um trabalho realizado por Fisioterapeutas para aqueles que necessitam desenvolver, manter e restabelecer o movimento e a habilidade funcional ao longo da vida. A Fisioterapia é oferecida quando o movimento e a função são ameaçados por causas como: envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais e com a compreensão de que o movimento funcional é primordial para o que significa ser saudável.

Os Fisioterapeutas procuram identificar e elevar a qualidade de vida e a capacidade de movimento nas áreas de promoção, prevenção, tratamento, intervenção, habilitação e reabilitação. Essas áreas envolvem o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.

O profissional formado na área

Além do diploma de bacharel, para atuar na área, é necessário que o profissional tenha um registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

O fisioterapeuta é o profissional que cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento de múltiplos problemas vinculados à atividade e aos movimentos do corpo. Por isso, é típico que pessoas que sofreram acidentes, possuem vícios de postura ou modificações na genética, sejam direcionados para fisioterapia. 

O fisioterapeuta faz uso de diferentes métodos, equipamentos e instrumentos para recuperar e estabelecer a capacidade física e funcional dos pacientes.

Ao avaliar o paciente, o profissional pode solicitar exames complementares, elaborar o diagnóstico e, receitar o tratamento, reavaliar e conceder alta ao paciente. 

Mercado de trabalho 

O mercado é bem amplo para profissionais formados em Fisioterapia, isso porque são diversas as áreas em que este profissional pode atuar, como: (terapia intensiva, saúde da mulher, ortopedia, dermato funcional, respiratória, etc).

Ao mesmo tempo, a concorrência neste setor também é grande, por isso é bom que o fisioterapeuta procure fazer alguma especialização para se destacar.

O fisioterapeuta pode atuar em hospitais, clínicas de fisioterapia e em empresas privadas, além de também poder trabalhar como autônomo, com pesquisa científica ou ainda seguir  carreira acadêmica.

Áreas de atuação do Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é habilitado para o trabalho de prevenção, recuperação e reabilitação do paciente.

Veja algumas das áreas onde esse profissional pode atuar.

Saúde Preventiva

Neste setor, o profissional apresenta exercícios para corrigir postura, relaxamento dos músculos e alongamentos. O objetivo deste tratamento é prevenir lesões, diminuir a tensão muscular e aliviar os sintomas de doenças nas articulações.

Fisioterapia do Trabalho

Neste campo, o profissional orienta as pessoas sobre como prevenir e manter a saúde em seus ambientes de trabalho, criando programas de ginástica laboral.

Fisioterapia Desportiva

Aqui, o fisioterapeuta é responsável pelo acompanhamento de equipes esportivas em competições. É necessário realizar avaliações funcionais periódicas, além de propor tratamentos de prevenção e recuperação de lesões musculares.

Indústria de Equipamentos

Neste setor, o profissional tem a responsabilidade de desenvolver e testar novos equipamentos utilizados na fisioterapia clínica.

Oncologia

O fisioterapeuta trabalha na recuperação e melhora dos pacientes diagnosticados com câncer.

Ortopedia e Traumatologia

O fisioterapeuta atende pacientes com traumas, fraturas ou luxações.

Terapia Intensiva

Na área da terapia intensiva, o profissional presta assistência no tratamento dos pacientes de Unidades de Tratamento Intensivos (UTIs). 

Fisioterapia aquática

A fisioterapia aquática é conhecida como hidroterapia, já que os exercícios são feitos dentro água, geralmente em piscinas aquecidas.

Assim, o fisioterapeuta ajuda os pacientes a aprimorar os movimentos nesse ambiente que causa menos impactos ao corpo, por isso é mais apropriado para reforçar, por exemplo, os movimentos das articulações.

Acupuntura

A acupuntura é mais um instrumento terapêutico. Através de pontos energéticos do corpo, o profissional, com o auxílio de aplicações de agulhas, consegue estimular áreas e desbloquear pontos, minimizando dores e melhorando a qualidade de vida..

Quiropraxia

Essa é uma especialidade da fisioterapia que busca restaurar o movimento das articulações, incluindo suas funções, para que o corpo volte a funcionar da forma ideal. 

Dessa forma, o foco principal é realizar o tratamento de doenças como hérnia de disco e dores de coluna.

Pilates

O Pilates proporciona o fortalecimento do corpo, melhora a postura e aumento da flexibilidade, equilíbrio e resistência.. Essa prática no dia a dia do paciente, afasta a probabilidade de doenças, dores e até tendência a lesões, fraturas e demais traumas.

O mercado de trabalho para essa área está bem aquecido atualmente, principalmente em relação às especialidades citadas aqui. 

Perfil do fisioterapeuta

Frisando que além de muito conhecimento técnico-científico, paciência, cuidado e atenção, para ser um bom profissional, os fisioterapeutas precisam ter um perfil ideal para se dar bem na profissão. Até porque, a maioria dos tratamentos tem um tempo de duração longo e, nem sempre, os pacientes vão mostrar resultados rápidos e satisfatórios.

Especializações na área da Fisioterapia

Bom, agora você já sabe tudo sobre a fisioterapia e o que faz um fisioterapeuta, assim, poderá se sentir mais seguro ao escolher o caminho certo da sua formação acadêmica e carreira profissional. 

Se você já possui formação em fisioterapia e pretende dar continuidade aos estudos ou ainda não se formou, mas já pensa em qual área se especializar, conheça as nossas especializações.

Aqui na Faculdade Famart oferecemos os seguintes cursos de pós-graduação:  fisioterapia neurofuncional, fisioterapia traumato-ortopédica, fisioterapia desportivafisioterapia geriátrica e gerontológica, fisioterapia intensivafisioterapia aplicada a mulher.

 

 
Pular para o conteúdo