Você já pensou trabalhar em uma área que respira inovação e onde existe muito espaço para a criatividade? Venha conhecer tudo sobre o curso de Gestão estratégica de Marketing.
Os desafios do mercado estão cada vez mais acirrados portanto, estar preparado é fundamental para um bom desempenho.
Atualmente, uma série de estratégias e conhecimentos de mercado são necessários para garantir as vendas e o lucro das empresas. Além disso, a presença digital de uma marca também tornou-se um fator crucial para o seu sucesso.
Nesse contexto, cresce a necessidade de profissionais com conhecimento sobre essas novas formas de consumo e que saibam identificar as melhores práticas de mercado. É aí que entram os profissionais de gestão de marketing.
Quer descobrir mais sobre essa carreira e sobre a graduação na área? Acompanhe o artigo.
O que é gestão de marketing?
A gestão de marketing é um conjunto de procedimentos e ações que visam à promoção de uma marca, produto ou serviço por meio de análise, planejamento, execução e acompanhamento de diversas estratégias.
Devido à gestão de marketing, é possível criar um workflow para alcançar cada vez melhores resultados que se refletirão no crescimento da empresa.
Vale ressaltar que a gestão de marketing não se limita a buscar aumentar as vendas de uma organização de forma direta, mas também melhorar o reconhecimento da marca, seu posicionamento, entre outros objetivos, que a longo prazo contribuirão para o seu crescimento no mercado.
Dessa forma, uma boa gestão de marketing auxilia na identificação de oportunidades lucrativas, buscando a satisfação total do cliente. Assim, esse conceito pode estar relacionado a publicidade, relações públicas, atendimento, vendas, entre outros.
O que faz um gestor de marketing ?
Agora que você já sabe compreende o conceito de marketing, vamos explicar mais sobre as funções dos profissionais que atuam na área.
Os gestores de marketing têm a tarefa de projetar, planejar e executar uma estratégia para empresa.
Dentre as principais atividades desenvolvidas por esses profissionais, podemos destacar:
- Pensar campanhas publicitárias;
- Cuidar do relacionamento entre empresa e clientes;
- Elaborar estratégias para mídias digitais;
- Criar e acompanhar os canais de comunicação para pré e pós-venda;
- Realizar estudos de mercado para traçar o perfil dos consumidores;
- Promover ações de endomarketing visando melhorar o relacionamento e engajamento dos colaboradores;
- Promover ações e eventos de divulgação da marca.
Perfil do profissional de marketing
Agora que você já sabe mais sobre a atuação de um gestor de marketing, vamos listar algumas habilidades essenciais desse profissional. Veja agora quais são elas:
Curiosidade
Essa é uma das características mais importantes desse profissional. Isso porque pessoas curiosas por determinado assunto possuem mais facilidade em aprender e ter boas ideias. Como o Marketing é um mercado moderno, que evolui a passos largos, é fundamental que o gestor de marketing procure saber o que acontece no segmento ao redor do mundo.
Além disso, a curiosidade ajuda no momento de realizar análises de mercado, entender a concorrência e criar ações criativas.
Liderança
Como o gestor de marketing vai liderar uma equipe, nada mais natural do que ele tenha espírito de liderança. Isso porque esse, assim como qualquer outro profissional que trabalhe com gestão, tem um papel que vai muito além de dar ordens.
Ele deve saber se comunicar com os colaboradores de forma clara e saudável e compartilhar a importância de continuar atingindo bons resultados. Para manter a motivação de seu time, deve, entre outros, informar constantemente sobre o retorno das ações, dar feedbacks sobre a desenvoltura de cada colaborador e abrir espaço para diálogos e opiniões.
Domínio de diversas tecnologias
Um gestor de marketing deve enxergar as tecnologias como novas possibilidades. Por isso, é importante que conheça as mais diversas ferramentas e as teste para saber se é possível criar uma proposta de marketing inovadora ou mesmo facilitar os processos de sua equipe.
Fluência em outros idiomas
Como o Marketing é um assunto discutido mundialmente em congressos, simpósios e publicações, por exemplo, é fundamental que o gestor de marketing saiba falar outros idiomas. Dessa forma, ele poderá se atualizar e realizar parcerias sem a barreira da língua.
Enxergar aspectos analíticos
Todo gestor precisa ter uma visão global do negócio, e com o profissional de Marketing isso não é diferente. Esse, especificamente, deve ter conhecimento de cada setor, como o financeiro, para poder apresentar propostas realistas e dentro do orçamento.
Administração de resultados
Por fim, um bom gestor de marketing deve saber analisar e administrar os resultados de cada campanha, de forma concreta e sem suposições. Saber interpretar quais ações estão trazendo mais retorno e aquelas que não estão de acordo com as expectativas é fundamental para tomar decisões assertivas no futuro.
Como trabalhar com gestão de marketing ?
Para trabalhar com marketing, um dos principais caminhos é cursar uma graduação na área.
Com o curso de Tecnólogo em Marketing, você aprenderá tudo sobre o mercado, o consumidor e seu comportamento nos meios digitais, para planejar, implementar, controlar e mensurar resultados de ações estratégicas de divulgação digital.
Com base no cenário atual, o curso foi criado para tornar você um profissional de destaque e atualizado.
Essa graduação é oferecida no formato de tecnólogo. Nessa modalidade, os estudantes têm uma formação mais especializada e focada na atuação profissional.
O curso de Tecnólogo em Marketing EAD tem duração de dois anos. Nesse período, todas as aulas acontecem à distância, através da plataforma de aprendizagem da Faculdade.
Pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing
Além da graduação, oferecemos também o curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing EAD, uma especialização multiprofissional que pode ser feita por profissionais de diversas áreas de atuação, já que é um tema que abrange os profissionais de forma ampla no mercado.
O marketing está em constante atualização e isso se reflete no relacionamento entre empresas e clientes, no mercado e nas demandas e ofertas. Entender como gerir as ferramentas de marketing e as possibilidades de comunicação com os clientes é uma necessidade de qualquer profissão.
A pós-graduação é indicada para quem tem o espírito empreendedor é necessário se aprofundar nas técnicas que fazem o negócio alavancar. As ferramentas de mídias digitais, dispositivos web, aplicativos, conteúdos podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias e interação com o mercado, tão importantes para os negócios.
A especialização em marketing além de proporcionar um maior conhecimento do mercado, amplia as possibilidades de networking e relacionamento com pessoas importantes para futuras parcerias de negócios. Isso aumenta as chances de desenvolvimento de competências diferenciadas, abrindo um leque de oportunidades para elevar sua carreira e seu negócio.
Sem dúvidas, para ser um profissional eficiente de marketing é preciso ter um embasamento teórico e, sobretudo, saber aplicar na prática as ferramentas e estratégias aprendidas.
Gostou de conhecer mais sobre a carreira e curso de Gestão de Marketing? Se sim, conheça as ofertas da Faculdade Famart e comece seus estudos.
Não perca tempo e comece a trilhar seu caminho, essa é a oportunidade certa você para desenvolver sua carreira.