Tudo que você precisa saber sobre a Graduação em Psicopedagogia

Graduação em Psicopedagogia

Em dúvida se o curso de graduação em Psicopedagogia é o ideal para você? Confira tudo sobre a atuação do psicopedagogo neste artigo.

O processo de aprendizagem pode ser complexo, envolvendo fatores internos e externos que interagem entre si. Dessa forma, é comum que ocorra a dificuldade de aprendizagem assim como os distúrbios de aprendizado, surgindo a necessidade de atuação do psicopedagogo.

O profissional de Psicopedagogia, atua identificando as causas das dificuldades ou distúrbios de conhecimentos em crianças, adolescentes e adultos, aplicando ações para a correção ou prevenção das mesmas, facilitando o processo de aprendizagem.

A psicopedagogia possui um campo amplo de atuação aos psicopedagogos, confira tudo sobre a área e como seguir na carreira.

O que é a Psicopedagogia?

A Psicopedagogia surgiu no século XIX para tratar problemas de aprendizagem que começaram a surgir na época, além disso, com os estudos da evolução humana, as escolas passaram a estudar a diferença de rendimento escolar entre os alunos.

Assim, o estudo da área começou a evoluir, surgindo os primeiros centros de atendimento psicopedagógicos que uniam diversas áreas do conhecimento para atender aos pacientes.

O campo de conhecimento da graduação em psicopedagogia envolve saberes multidisciplinares, sendo que os principais campos aplicados na profissão são: a psicologia e a pedagogia. Também recebe influências de outras áreas como a neurologia, linguística, psicanalise, antropologia, entre outras.

A partir da mescla desses campos do conhecimento, o psicopedagogo estuda o ato de aprender e ensinar,  desenvolvendo a capacidade para lidar com os processos de aprendizagem em diversas fases da vida do paciente. 

O profissional graduado em psicopedagogia estará apto a lidar com as dificuldades de aprendizado, ocasionadas por problemas familiares, métodos de ensino, assim como o meio em que o paciente está inserido, ou ainda com os distúrbios de aprendizado que envolvem casos como TDAH e dislexia.

Além das crianças, os adultos também podem ser beneficiados do tratamento com o psicopedagogo, pois os processos utilizados buscam entender as razões que prejudicam o paciente na assimilação da informação. Portanto, pacientes adultos podem encontrar auxílio para a baixa motivação no trabalho, dificuldade em ter atenção e foco ou ainda a falta de desempenho.

O que faz o Psicopedagogo?

O psicopedagogo tem a sua disposição uma ampla área de atuação. Como vimos, ele será responsável por promover a aprendizagem de crianças e adultos além de diagnosticar, prevenir e tratar os problemas de aprendizagem.

As possibilidades de atuação são diversas e o profissional poderá trabalhar em escolas, empresas, atendimento em clínicas e muitas outras opções. O salário do psicopedagogo é em média R$ 2.470,00, conforme levantamento realizado pelo site Vagas.

Entre as áreas de atuação do profissional de psicopedagogia se destacam:

Psicopedagogia Clínica 

Na psicopedagogia clínica, o profissional atuará em clínicas de atendimento, públicas ou privadas, diagnosticando os principais bloqueios de aprendizagem do paciente, desenvolvendo técnicas preventivas ou de tratamento e orientando pais e professores.

Ele poderá atuar em conjunto com outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, pediatras. Além disso, poderá atuar em outras atividades como a orientação vocacional, projetos educativos entre outros.

Psicopedagogia Institucional

A psicopedagogia Institucional atua nas instituições de ensino, públicas ou privadas, assim como em hospitais e empresas, podendo envolver os pacientes individualmente ou em grupos.

Nas escolas, suas funções envolvem a prevenção das principais dificuldades de aprendizagem, evitar a evasão escolar, envolver e orientar professores na construção do conhecimento, criando um ambiente favorável a aprendizagem.

Nas empresas, o profissional poderá se envolver no setor de Recursos Humanos desenvolvendo atividades como treinamento, pesquisas de clima organizacional, desenvolvimento pessoal, compartilhamento e ajuda na compreensão das informações, motivação, e muito mais.

Já nos Hospitais, o psicopedagogo acompanha, principalmente crianças e adolescentes a retomarem os processos de aprendizagem para se ajustarem no retorno à escola.

A graduação em psicopedagogia é reconhecido pelo MEC?

O curso superior em psicopedagogia é reconhecida pelo MEC para cursos presenciais ou a distância, antes de iniciar o seu curso superior, consulte se a instituição de ensino possui o credenciamento no órgão avaliador.

A Famart possui o curso de psicopedagogia ead reconhecido pelo MEC com nota 4 no curso.

Como se tornar um psicopedagogo?

Para quem deseja ingressar no curso, existem algumas possibilidades, confira:

Faculdade de Psicopedagogia

A graduação em psicopedagogia é o curso ideal para quem deseja ingressar na área. No Brasil existem poucas faculdades que oferecem o curso e apenas duas que possuem o curso presencial. Contudo, é possível encontrar instituições que oferecem o curso à distância. 

O curso de psicopedagogia EaD possui duração de quatro anos sendo um curso da área de Ciências Humanas. O aluno ingresso deverá cumprir estágio obrigatório, conforme as regras de cada faculdade.

Além disso, o trabalho de conclusão de curso (TCC) também é obrigatório para a conclusão do curso superior. A titulação mais comum no curso superior de psicopedagogia é o bacharelado.

Especialização em Psicopedagogia

Os cursos de pós-graduação em psicopedagogia são voltados para alunos que desejam se tornar especialistas em sua área de formação ou em áreas correlacionadas.

Dessa forma, alunos graduados em Pedagogia, Psicologia ou áreas afins, podem se tornar psicopedagogos através de cursos de especialização.

Como vimos, a área de Psicopedagogia é muita ampla e permite ao profissional graduado atuar em diversos campos. Além da área privada, o psicopedagogo poderá atuar em serviços públicos, escolas, clínicas e hospitais.

Na Famart, você encontra o curso de graduação em Psicopedagogia Bacharelado, um curso reconhecido pelo MEC e oferecido na modalidade a distância com aulas ao vivo e professores com títulos de Mestres e Doutores.

Além de ter a flexibilidade de horários, o aluno poderá estudar de qualquer lugar do Brasil, com condições facilitadas de pagamento como parcelamento e bolsas de estudo. Viu como é fácil se tornar um profissional de psicopedagogia?

Dê o próximo passo para se tornar um profissional da área. Inscreva-se no vestibular da Famart.

 

(2) Comentários

  • Tereza 10 de julho de 2021 @ 11:26

    Sou portadora de diploma. Tenho interesse de fazer a graduação em Psicopedagogia. Resido em Recife, bairro Boa Viagem. Existe a pós graduação e também a graduação em Psicopedagogia? A pós é regulamentada pelo MEC, mas o MEC regulamentou a Psicopedagogia como graduação também? Quais são as faculdades credenciadas pelo MEC para ministrar essa graduação aqui, em Rexife-PE? PREXISO DESSAS RESPOSTAS. VOCÊ PODE ME AJUDAR?

    • Comunicação Famart 12 de julho de 2021 @ 12:23

      Olá Tereza, tudo bem? Sim, o MEC regulamentou a graduação em Psicopedagogia. No momento em Recife, não identificamos nenhuma faculdade presencial que oferte o curso, porém, você pode fazer o curso na modalidade à distância Tereza. Em nossa Faculdade você encontra o curso de graduação EaD em Psicopedagogia bacharelado. Você pode acessar a grade do curso através do link a seguir: https://www.famart.edu.br/cursos/graduacao/psicopedagogia-ead-nota-4-mec/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X