Você deseja fazer uma pós-graduação, mas ainda não sabe qual a melhor opção?
Já conhece o MBA? Entende como ele se diferencia dos outros tipos de pós-graduação? Foi justamente pensando em solucionar esses questionamentos que preparamos este artigo. Confira 4 razões para cursar
Atualmente, é indiscutível a importância de uma pós-graduação para quem deseja se manter ativo no mercado. A educação continuada é a chave para o desenvolvimento profissional, abrindo oportunidades e ampliando as chances de crescimento.
Mas quando o assunto é especialização, é comum que apareçam algumas dúvidas sobretudo em relação aos tipos de formação disponíveis.
Existem muitas possibilidades, o que acaba deixando os estudantes confusos.
Por isso, é muito importante buscar informações e conhecer todas as categorias de pós-graduação e quais as modalidades existentes.
Algumas especializações são mais focadas para a atuação acadêmica, enquanto outras estão voltadas para a prática ou até mesmo para o meio corporativo, como é o caso do MBA.
Neste post, vamos explicar o que é MBA e quais são as suas vantagens em relação aos cursos de especialização. Continue a leitura para saber mais.
Em qual tipo de pós-graduação o MBA se encaixa?
Antes de explicar o MBA, é importante reforçar que existem categorias de especializações diferentes, e é importante optar por aquela mais alinhada ao seu perfil e objetivos.
As pós-graduações, por exemplo, podem ser divididas em dois grupos: stricto sensu e lato sensu.
As formações do primeiro tipo correspondem aos cursos de mestrado (acadêmicos e profissionais), doutorado e pós-doutorado. De forma geral, os indivíduos que ingressam nessa modalidade pretendem seguir carreira no campo acadêmico, seja atuando em sala de aula como mestre, seja participando de pesquisas e demais projetos. Ao final do curso, os alunos mestres ou doutores recebem um diploma.
As pós-graduações do tipo lato sensu, por sua vez, englobam as especializações e os MBAs, sendo mais indicadas para aqueles que buscam desenvolver competências específicas para serem utilizadas no dia a dia da profissão.
Com a sua conclusão, os alunos recebem um certificado amplamente valorizado pelo mercado.
O que é MBA?
Em uma tradução livre, Master in Business Administration significa “Mestrado em Administração de Empresas”. Apesar do nome, aqui no Brasil, é um curso lato sensu.
O MBA tem práticas voltadas às experiências do mercado de trabalho, tendo como finalidade formar profissionais com capacidade de liderança e gestão, que saibam tomar decisões no ambiente de trabalho e utilizem esses aprendizados obtidos a partir do curso.
Com a alta disponibilidade de cursos de especialização e a crescente oportunidade de MBAs específicos para determinadas áreas, como Saúde, Marketing e Tecnologia da Informação, é preciso conhecer as características que definem um MBA conforme o Ministério da Educação (MEC), instituição responsável pelo ensino no Brasil.
O curso precisa obrigatoriamente ter em sua grade curricular disciplinas voltadas para as necessidades que um cargo de gestão requer. Mais especificamente dois terços do tempo do curso devem ser destinados às áreas de Gestão e Administração.
Quanto à duração, segundo o Ministério da Educação (MEC), os cursos de MBA, para serem devidamente reconhecidos, precisam contar com a duração mínima de 360 horas.
Para quem o MBA é indicado?
A formação é geralmente procurada por profissionais que já atuam no mercado de trabalho como, por exemplo: empresários, executivos e gestores, que desejam aprimorar conhecimentos nas áreas de gestão e negócios, obtendo uma visão aprofundada do universo corporativo.
Isso não significa, no entanto, que o público-alvo de um MBA se restringe apenas a esse tipo de perfil. É muito comum encontrar pessoas que buscam nessa formação o conhecimento necessário para alcançar cargos de gestão, mudar o foco da sua atuação profissional ou até mesmo para aprofundar em uma área específica alinhada aos seus objetivos.
4 Motivos para se especializar
O curso de pós-graduação proporciona muitos benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante. Confira alguns dos principais motivos para fazer uma especialização ou MBA.
1- Ampliar o conhecimento em uma área específica
A graduação proporciona a base teórica e técnica da profissão. Porém, devido à carga horária, não é possível aprofundar o conhecimento em determinados temas. Nesse ponto, a pós-graduação permite que o profissional concentre seus estudos na área de seu interesse.
2- Fazer Networking
Durante a pós-graduação, você conhecerá muitos profissionais atuantes no mercado de trabalho, além de ter contato direto com os professores.
Esse é um excelente momento para ampliar a sua rede de contatos, compartilhar ideias, trocar informações, iniciar projetos colaborativos e gerar oportunidades.
3- Valorizar o currículo
O mercado está em constante transformação. Por isso, é fundamental que os profissionais mantenham-se atualizados, e a pós-graduação pode ser um excelente caminho para isso. Além de valorizar o currículo, a especialização demonstra que o profissional tem interesse em buscar aperfeiçoamento, o que é bastante valorizado pelos recrutadores.
4- Conquistar melhores cargos e salários
O MBA prepara o aluno para conquistar cargos gerenciais, atuando na área estratégica dos negócios. Esse tipo de cargo costuma ter salários mais atraentes e competitivos, quando comparado aos cargos operacionais.
É importante lembrar que isso também depende do esforço do aluno e da implementação dos conhecimentos adquiridos no MBA em seu trabalho, com o objetivo de alcançar melhores resultados e, consequentemente, melhores oportunidades.
Quais são os cursos MBA disponíveis?
Existem vários tipos de MBA, com foco em diferentes áreas como, por exemplo: empreendedorismo, gestão de pessoas, marketing, finanças, contabilidade, tecnologia da informação, entre muitas outras.
Abaixo, selecionamos algumas das opções de cursos disponíveis aqui na Faculdade Famart. Confira:
MBA em Gestão Comercial
O MBA em Gestão Comercial capacita os profissionais em teorias e ferramentas que permitirão a obtenção de resultados comerciais dentro de princípios éticos e morais, valorizando, de forma permanente, a tomada de decisões que contribuam para o atingimento das metas da organização, sem abdicar da sua governança, responsabilidade social e ambiental.
Os discentes são estimulados a pensar de maneira sistêmica, para compreenderem a complexidade da função de vendas e a importância da integração desta com as demais áreas funcionais para a obtenção de bons resultados comerciais de forma permanente e consistente.
Público alvo: profissionais graduados nas áreas de Administração, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Logística, entre outros.
E profissionais que buscam inserção em ambientes tecnológicos e informatizados, podendo exercer cargos executivos ou empreender novos negócios de sucesso, cursos ligados à área de negócios e/ou em áreas afins.
MBA Executivo em Gestão de Metrôs e Transporte Ferroviário
O curso MBA Executivo em Gestão de Metrôs e Transporte Ferroviário da Famart visa oferecer elementos teóricos e ferramentas necessárias à especialização profissional na área de Gestão de Metrôs e Transporte Ferroviário.
Tem como objetivo capacitar os profissionais graduados em diferentes áreas a atuarem como gestores públicos ou privados, em metrôs, empresas de transporte ferroviário, Polícia Ferroviária e demais órgãos, incluindo aqueles voltados para a formulação de políticas no setor.
Público alvo: profissionais, graduados, que trabalham ou que pretendem trabalhar como Gestores Executivos de Metrôs e Transporte Ferroviário, em especial, os profissionais de Administração.
MBA em Gestão de Logística
O curso de MBA em Gestão de Logística visa capacitar os profissionais para atuarem na área de logística das empresas.
Proporciona aos alunos o conhecimento sobre processos logísticos, compras, estoque, produção além dos fundamentos de gerenciamento da qualidade na logística.
Público alvo: O curso é voltado para profissionais formados em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Processos Gerenciais, Finanças, Logística ou graduados em outras áreas interessados em trabalhar com Logística.
MBA Executivo em Gestão de Negócios e Marketing
O curso de Pós-Graduação em MBA Executivo em Gestão de Negócios e Marketing, aborda estratégias de marketing e negócio a fim de aumentar o progresso da empresa, além de capacitar os profissionais a entenderem sobre mercado, finanças, operações, gerenciamento de pessoas, sistema de informação, política, estratégias e dados.
Esta especialização procura garantir que os discentes adquiram conhecimentos sobre técnicas e estratégias gerenciais.
Público Alvo: O MBA Executivo em Gestão de Negócios e Marketing é destinado aos graduados em Ciências Humanas e áreas afins, assim como, aos profissionais atuantes na área empresarial.
E aos profissionais das demais áreas que desejam adquirir conhecimento na área de marketing e negócios.
Além dos cursos citados, aqui na Faculdade Famart oferecemos os seguintes cursos: Mba em Gestão de Negócios Imobiliários, Mba em Gestão de Cooperativas , Mba em Gestão e Tecnologia de Resíduos, Mba em Topografia e Sensoriamento Remoto, Mba em Custos e Orçamento de Engenharia, Mba Executivo e Desenvolvimento Profissional, Mba em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas, Mba em Controles e Gestão das Entidades do Terceiro Setor e Mba em Assessoria Executiva.
Por que fazer um MBA?
Quando alinhado aos objetivos pessoais e profissionais do indivíduo, um MBA é certamente um bom investimento para a carreira.
O curso pode ser um importante passo para uma eventual promoção, conquista de um cargo de liderança ou até mesmo abertura do negócio próprio já que o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas garantirão que o profissional esteja preparado para lidar com as demandas do mundo corporativo.
Pronto, agora você já sabe o que é MBA e para quais situações esse tipo de formação é indicada. Conheça os nossos cursos e matricule se já.