Mercado de trabalho on-line: é para você?

pessoa no mercado de trabalho online

A medida de isolamento social em decorrência do coronavírus conferiu destaque ao mercado de trabalho on-line por duas razões. Primeiro, muitos profissionais tiveram que se adaptar ao home office. Mas, além disso, muitas pessoas perderam o emprego e encontraram nesse meio uma oportunidade de renda.

Portanto, embora já exista há muito tempo, para diversas pessoas, trabalhar virtualmente foi uma descoberta da ocasião excepcional que estamos vivendo. Entretanto, para algumas profissões, o mercado de trabalho on-line não é uma alternativa e para outras pode funcionar bem.

De toda maneira, o mercado de trabalho on-line é atrativo para pessoas que desejam fugir do trânsito, trabalhar no conforto da casa, ter maior flexibilidade com horários, se alimentar melhor, dentre outras razões. Cabe considerar que, apesar disso, o home office não é só flores. Vamos entender a razão!

Você tem perfil para o mercado de trabalho on-line?

Apesar de atrativo, podemos afirmar com tranquilidade que o mercado de trabalho on-line não é para todos. Não é apenas porque certas profissões precisam de presença física no local, mas também porque é preciso desenvolver um perfil adequado para trabalhar a distância.

Características como organização, disciplina, foco, gestão efetiva do tempo, comunicação excelente e criatividade são competências fundamentais para o mercado de trabalho on-line.

O motivo é que quem trabalha em casa precisa lidar com várias “tentações”, fora interrupções de familiares, pessoas ao portão, telefone, dentre outras questões. As distrações são inúmeras, então, é preciso multiplicar certas qualidades que se manifestam quase automaticamente no ambiente físico de trabalho.

Além disso, a comunicação por meio da internet é diferente. Embora no dia a dia isso possa não ser percebido, no mercado de trabalho on-line essa questão é crucial. A falta de acesso à gestualidade, ausência de tônica verbal nas mensagens escritas, dentre outras questões, demandam do profissional maior assertividade e criatividade para se fazer entender.

Ademais, criar um ambiente de trabalho adequado no interior da casa é outro desafio com o qual os profissionais a distância precisam lidar. Se você acredita que tem as características necessárias, resta saber se a sua profissão oferece a alternativa de trabalhar on-line.

Ainda que não seja o caso, existe sempre a alternativa de mudar de rumo ou, para muitos, buscar uma renda complementar, a partir de uma atividade paralela. A seguir, vamos listar algumas das principais atividades do mercado de trabalho on-line, que podem ser formais ou informais. Confira!

Algumas alternativas do mercado de trabalho on-line

Antes de falar de algumas alternativas presentes no mercado de trabalho on-line, é preciso ter em mente que a exigência de qualificação pode ser diferente, mas é extremamente importante para atuar em qualquer segmento.

Portanto, quem realmente desejar encontrar oportunidades de trabalho virtual precisará de preparo e ampliar a formação. Agora, vamos lá!

Professor particular

Pessoas com licenciatura ou bacharelado que dominem determinadas áreas podem se dar bem oferecendo aulas particulares on-line. Essa alternativa é possível tanto a partir de plataformas quanto de maneira independente.

Muitos profissionais criam um blog ou site e divulgam seus serviços na rede. Conforme a dedicação da pessoa, pode ser uma renda paralela ou até mesmo tornar-se a principal fonte de renda.

Instrutor EAD

Ser instrutor EAD, dentre outras nomeações para essa atividade, é diferente de dar aulas particulares. Atualmente, existem cursos específicos para atuar como professor EAD, com ênfases variadas.

O motivo é que as plataformas EAD exigem conhecimentos mais aprofundados e familiaridade com a tecnologia, além de metodologias adequadas para proporcionar ao aluno um curso de longa duração com qualidade similar a de um curso presencial.

Aqueles que se interessam por essa área e já contam com graduação, principalmente, licenciatura, precisam apenas investir em cursos voltados para a atuação na educação a distância. As oportunidades nessa área são, geralmente, formais, em escolas e universidades.

Consultoria e coaching

Pessoas que dominam algum conhecimento prático, não importa a área, podem ganhar destaque auxiliando outros profissionais e empreendedores. Contudo, é preciso ser um profissional diferenciado, com ampla formação e ter um nível altíssimo de comunicação para se aventurar como consultor ou coaching.

Afinal, as pessoas só pagarão para receber orientações daqueles que confiam que são mais experientes e capacitados do que elas. Se você dá conta de criar um marketing pessoal impecável e é excepcional em alguma atividade de interesse do mercado de trabalho on-line, essa é uma alternativa muito interessante.

Serviços de saúde e bem-estar

A área de saúde ganhou uma ênfase imensa devido à pandemia. Profissionais como psicólogos, terapeutas holísticos, nutricionistas, instrutores de yoga e afins têm sido muito procurados em decorrência dos impactos do isolamento social e da pandemia.

A tendência é que profissionais que prestam serviços visando a saúde e bem-estar continuem a ser procurados, inclusive para atendimento on-line.

Redatores

Redatores são amplamente demandados no mercado de trabalho on-line, mas, principalmente, como freelancers, isto é, sem vínculo formal. Embora para os cargos em empresas sejam buscados, principalmente, jornalistas para essa função, demais pessoas com habilidade na escrita e os conhecimentos necessários podem realizar essa atividade para obter renda extra.

O destaque dessa oportunidade é para aqueles que dominam um conhecimento, gostam de escrever e tenham bom conhecimento de gramática e SEO. É importante saber que a função de redator com maior demanda é relacionada ao marketing, portanto, conhecer sobre essa área também é fundamental.

ProBlogger ou Youtuber

Se você acha que se tornar um blogueiro ou youtuber monetizado é algo distante, está enganado. Pessoas que tenham ampla habilidade de comunicação verbal, gestual e visual, boas ideias, capacidade de persuasão e um bom argumento inicial podem investir em ações como essa.

Entretanto, como nos outros casos, você só conseguirá sair do lugar se estudar sobre essas áreas. Nesse caso, não se trata de uma vaga no mercado de trabalho on-line, mas de uma alternativa para renda a partir da internet. Então, acrescenta-se às qualidades necessárias: o perfil empreendedor.

Ficaremos por aqui com as alternativas do mercado de trabalho on-line, mas fique atento, pois existem outras possibilidades! E mais, considerando o contexto de mudanças recorrentes no qual estamos vivendo, surgirão novas alternativas que ainda nem existem. Mantenha-se atualizado e siga a Faculdade Famart nas redes sociais para saber mais sobre esse e outros assuntos!

Inscreva-se em nosso blog

Informe o seu primeiro nome e o seu melhor e-mail para cadastrar-se em nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X