Método de Estudo Cornell

Como você estuda? Existem diversas maneiras de organizar os estudos seja utilizando aplicativos, alguns métodos de estudo, planilhas e o tradicional resumo.

O resumo é um dos aliados dos estudantes para facilitar os estudos e otimizar o tempo da revisão. Pois traz uma forma de rever todos os tópicos do assunto estudado de forma reduzida e simples de entender.

Contudo, resumir exige prática e método pois ele deve conter informações importantes para o aluno relembrar no momento de estudar para as provas.

Existem algumas técnicas que podem ajudar estudantes e concurseiros no momento de realizar seus estudos, uma delas é o Método Cornell.

Ele foi criado em 1940 pelo professor Walter Pauk, da Universidade de Cornell e autor do livro “ How to study in college (como estudar na faculdade).

O método é muito simples de ser criado, deixando o resumo organizado, fácil de ser memorizado e dinâmico.

Como funciona o método?

O método consiste em organizar as informações de forma que elas fiquem bem estruturadas em relação ao tema estudado. Ele pode ser aplicado para qualquer disciplina que compõe a grade curricular de cursos de graduação ou pós-graduação.

Para começar você deve separar uma folha em quatro seções principais:

  1. Cabeçalho: deve ficar no topo da folha e servirá para identificar o material. Nele você deve colocar o nome da disciplina, palestra, data ou outras informações para identificar o conteúdo.

2. Tópicos: os tópicos devem ficar na coluna da esquerda, ele destina-se a escrita das palavras-chave, comentários e perguntas importantes sobre o conteúdo da coluna ao lado. 

3. Anotações: devem ficar na coluna da direita, nela comente as informações mais importantes sobre o conteúdo como nomes de autores, fórmulas e suas explicações, datas, conceitos, exemplos, gráficos e o que julgar necessário.

4. Sumário: no final da folha faça um resumo do tema com as suas próprias palavras, como se estivesse explicando o assunto para outra pessoa. Ele deve ser sucinto e claro para você.,

Como estudar o método Cornell?

Após criar seu resumo, chegou o momento de estudar. O método recomenda ler as anotações criadas no quadro da direita e a seguir, ler o resumo da disciplina e os tópicos. Se julgar necessário pesquise os itens mencionados no resumo.

Usar post-its e canetas coloridas também podem lhe ajudar a tornar o resumo mais organizado e fácil de ser memorizado.

Criamos um template do método Cornell pronto para você colocar essa dica em prática. Para baixar, basta clicar na imagem abaixo.

Não se esqueça de nos contar o que achou do material. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X