Você sabe o que é um profissional multitasking? Acredita que tem essa habilidade? Entenda como organizar sua rotina e aliar a mentalidade multitasking com foco e produtividade.
Provavelmente, você já se viu em algum momento realizando várias atividades: assistindo às notícias pela manhã enquanto toma um café e checa as mensagens do celular, por exemplo. Nosso ritmo de vida atual acaba promovendo diversas situações como essa.
E isso também ocorre no mercado de trabalho. O profissional multitarefa realiza atividades de forma simultânea em sua rotina de trabalho.
Em um mundo onde cada vez mais as pessoas estão expostas a diversos estímulos em simultâneo, se caracterizar como multitasking pode ser considerado uma das formas de demonstrar habilidades cognitivas diferenciadas.
Isso acontece, pois, trabalhar em duas ou mais tarefas simultaneamente, é visto como uma maneira de otimizar o tempo, mostrando produtividade e alto índice de performance.
Mas, não se deixe iludir. Como você já deve imaginar, nada em excesso é bom. Por isso, aqui você irá encontrar as vantagens e desvantagens de ser multitasking e como desenvolver essa skill de uma forma equilibrada.
O que é o profissional Multitasking ?
Multitasking é o termo utilizado para definir a capacidade de uma pessoa de realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo e de forma eficaz. Essa característica pode ser aplicada em atividades simples e também complexas.
No entanto, é possível dizer que o maior sucesso do multitasking está quando há uma combinação entre às duas. Ou seja, uma tarefa feita de maneira automática com outra que envolva mais processamentos cerebrais. Por exemplo: fazer exercício físico ouvindo podcasts.
O profissional multitarefa é aquele que lida bem com uma diversidade de demandas em seu cotidiano laboral. Assim, ele consegue realizar funções diferentes em um mesmo período.
Essa é uma realidade bastante comum no mercado de trabalho atual, já que a ideia de profissionais especializados em apenas uma atividade está sendo substituída.
Esse contexto tem muita relação também com o avanço da tecnologia.
A comunicação se torna cada vez mais rápida as pessoas estão mais conectadas e acabam realizando diversas tarefas ao mesmo tempo.
Por exemplo, é possível receber novas demandas e respondê-las rapidamente por e-mail e celular enquanto redige um relatório ou prepara a pauta de uma reunião.
A velocidade da internet é mais uma colaboração importante nesse contexto. Hoje em dia, é difícil vermos um profissional apenas com uma aba aberta no computador. Geralmente, ele está com vários programas e sites em funcionamento enquanto trabalha.
Aliás, uma curiosidade interessante é que o termo Multitasking surgiu exatamente no contexto tecnológico: veio para designar computadores que operam diversos softwares simultaneamente.
O conceito foi transportado para os recursos humanos e se considera um profissional multitarefa alguém que tem facilidade e gosta de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. Ele vê isso como algo estimulante e não enfrenta dificuldades para transitar entre as tarefas e entregar cada uma em seu prazo.
Quais as vantagens e desvantagens do multitasking?
Como qualquer situação, ser multitasking pode causar diversos impactos positivos na vida de uma pessoa e também no trabalho em equipe. Porém, também pode ser um favor que gere atritos individuais e coletivos.
Para que esses dois lados sejam trabalhados de maneira mais eficiente, é preciso saber identificar quais são as oportunidades e fraquezas dessa skill.
Vantagens do multitasking
Executar várias tarefas em simultâneo, pode ter muitas vantagens. Confira as principais:
- Economia de tempo: ao realizar duas tarefas ao mesmo tempo, é possível otimizar o uso do tempo. Como, por exemplo: cozinhar e ouvir um audiobook para estudar ou estar no transporte público e conversar no telefone;
- Estímulo da criatividade: o multitasking faz com que as pessoas se sintam menos entediadas e busquem formas mais simples de realizar tarefas. Esse contexto pode ser inspirador para criar novas soluções no ambiente pessoal e profissional;
- Otimizações financeiras: a economia de tempo em um ambiente corporativo pode significar também poupar dinheiro. Afinal, quando se contrata uma pessoa de desenvolver mais de uma tarefa ao mesmo tempo, ela será, em geral, mais produtiva;
Redução da procrastinação: pessoas multitasking tendem a ser menos procrastinadoras. Afinal, a execução de tarefas as motiva a serem mais produtivas e atingirem os objetivos de entregas diárias.
Desvantagens do multitasking
No entanto, o multitasking também acarreta situações de desvantagens, principalmente para quem não possui autoconhecimento. Para que você as identifique, veja quais são as mais comuns abaixo.
- Desatenção e baixo foco: quando uma pessoa desenvolve diversas tarefas ao mesmo tempo, não se concentra na execução da forma com que se concentraria se fizesse apenas uma. Por isso, é possível uma de perda de qualidade nas entregas;
- Estresse: como um multitasking está sempre concentrado na sua próxima tarefa, isso pode causar um estresse maior tanto na vida pessoal quanto na profissional;
- Retrabalho: ao executar mais de uma tarefa junto, as chances de falhas se tornam maiores. Com isso, pode-se desencadear uma maior necessidade de retrabalho para corrigir imperfeições;
- Menor nível cognitivo: pela dificuldade de concentração, apesar de em geral gerar mais produtividade, pessoas multitasking podem apresentar mais dificuldades em questões relacionadas à memória, raciocínio ou aprendizado.
Como você já deve imaginar, para ter sucesso e ser multitasking é fundamental que a pessoa encontre um equilíbrio entre as vantagens e desvantagens apresentadas.
5 dicas para aliar ser multitasking com produtividade
Por mais que não seja uma tarefa fácil, é possível ser multitarefas e, ao mesmo tempo, ter assertividade no que se está desenvolvendo. Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas que alinham gestão de tempo ao foco e efetividade. Vamos conferir?
1. Alterne entre diferentes estímulos
Como você já sabe, desenvolver ao mesmo tempo, tarefas de diferentes estímulos pode ser uma maneira eficaz de colocar a habilidade de multitarefas em prática.
Para isso, sempre conecte ações mais automáticas àquelas que dependam de capacidades neurais, como cozinhar e fazer telefonemas.
2. Faça pausas
Como você já sabe, ser multitasking pode gerar mais estresse na vida pessoal e profissional. Para evitar esse cenário, é recomendável que você faça pausas que ajudem a se desconectar e possibilitem que o grande esforço mental seja duradouro, mas não cansativo.
Um exemplo é estabelecer pausas de 20 minutos a cada duas horas. Esse tempo pode ser ideal para relaxar e voltar com mais foco no desenvolvimento das atividades.
3. Crie modelos com visões gerais
Uma das habilidades profissionais mais importantes nos dias de hoje é a capacidade de ter uma visão global de determinada situação. Por isso, uma das dicas para otimizar o multitasking está associada a isso.
No início de um projeto, por exemplo, crie um planing mensal com as datas das principais entregas. Isso pode ser essencial como ferramenta de gestão de tempo e priorização.
4. Saiba priorizar tarefas
Por falar em priorização, essa também é uma das dicas para equilibrar as vantagens e desvantagens de ser multitasking. Cada vez que você faz uma alteração de tarefas, está focando sua energia em uma, deixa de dar atenção à outra.
Visto isso, as atividades mais importantes e urgentes devem ser concluídas com maior nível de prioridade. Mesmo que você tenha algumas ações que podem ser feitas ao mesmo tempo, evite desviar o foco quando deve ser mais assertivo em uma grande entrega.
5. Estabeleça metas e objetivos
Começar diversas atividades e não concluí-las pode deixar uma impressão errada do que é gerenciamento de tempo e produtividade. Por isso, estabeleça quais são os prazos para finalizar cada atividade.
Organize-se com um cronograma de tarefas, se você tem dificuldade em manter uma rotina e não consegue cumprir todas as atividades propostas, uma excelente maneira de organizar o seu dia a dia, e criando um cronograma para estruturar suas atividades de forma prática.
Agora que você sabe tudo sobre profissionais multitasking, surge uma pergunta: você, é multitarefa? Tem ou deseja desenvolver este perfil, siga as nossas dicas para fazer isso de maneira saudável e produtiva.
Este post lhe ajudou? Aproveite para assinar a newsletter do site e acompanhar nossos conteúdos.