Você sabe falar bem em público? Confira nosso artigo e descubra 11 Técnicas para aprimorar a sua oratória
Você sabia que o sucesso profissional também depende da forma como você se comunica e transmite suas mensagens? A arte de falar bem em público, em termos práticos, pode ser classificada como oratória. Mas para se comunicar de forma memorável e original com o seu público, é preciso dominar algumas técnicas de oratória fundamentais.
É importante entender que uma boa oratória não significa apenas transmitir uma mensagem, e sim, potencializá-la para persuadir os seus ouvintes positivamente com excelência e credibilidade sobre o tema.
Por isso, neste artigo vamos conhecer um pouco sobre a importância de entender o que é oratória e como colocá-la em prática com 11 dicas simples de aplicar no seu dia a dia.
O que é oratória?
Oratória é a habilidade de falar em público de forma clara para alcançar o objetivo de informar, influenciar ou entreter os ouvintes. Ou seja: trata-se de um conjunto de regras e técnicas utilizadas para apresentar um discurso de forma eficaz.
A oratória é uma habilidade de comunicação, que envolve a realização de discursos e apresentações impactantes.
Desde tempos muito antigos, essa habilidade já era necessária em muitas situações. Atualmente, estamos sempre tentando convencer um público (seja nas redes sociais ou em reuniões de negócios) de que nossas ideias são importantes.
Do ponto de vista de liderança, a oratória também é uma habilidade essencial, que destaca um discurso dentre vários outros.
Basicamente, a oratória se apoia em cinco elementos da comunicação:
- quem diz;
- o quê diz;
- a quem diz;
- por qual meio diz e com que efeitos.
Resumindo: a oratória é o conjunto de técnicas que ajuda na transmissão de uma ou mais ideias. Sem essa habilidade, até mesmo conteúdos relevantes podem se tornar desinteressantes.
11 Técnicas para aprimorar a oratória
Ao elaborar uma apresentação ou ideia, é importante pensar sobre o material que se tem em mãos. O objetivo é vender algo? Informar sobre algum assunto importante? Instigar o seu público a uma determinada ação?
É importante pensar nos seus objetivos e no perfil da plateia. Com essas informações, é possível criar um roteiro que seja realmente interessante para ambas as partes. Recorrer a técnicas de narração de histórias também é uma ótima pedida para acessar a emoção do público.
Após mapear as suas ideias, objetivos e perfil do público, é hora de partir para o desenvolvimento das ferramentas corporais. Um bom orador utiliza a voz, o corpo e os olhos de forma combinada, rumo a um mesmo propósito: prender a atenção, convencer e persuadir.
Confira 11 dicas para falar bem em público:
1- Planeje-se: organize e prepare tudo o que quer falar
Tudo começa com um bom planejamento, é claro. O primeiro passo é dominar o tema que vai ser abordado, seja em uma palestra ou uma reunião de trabalho. Por isso, estude bastante o roteiro, realize mapas mentais e lembre-se sempre de deixar o seu discurso personalizado e com a sua cara.
2- Treine em frente ao espelho
Umas das melhores técnicas de oratória e como falar em público é treinar em frente ao espelho, já que assim, você consegue olhar para si mesmo e detectar tudo o que precisa ser melhorado, desde sua postura até o modo como você gesticula. Por isso, se observe e treine muito.
Para evitar ficar ofegante e atrapalhar a compreensão do conteúdo pelo seu público, treine também alguns exercícios de respiração. Mantenha a coluna ereta e os ombros para trás e vá soltando o ar gradualmente para evitar que o ar escape muito rápido ao falar. Assim, o ar não para é desperdiçado e você consegue controlar muito melhor a respiração.
3- Fique atento à postura corporal
Faça alguns alongamentos nos dias anteriores à sua apresentação para eliminar a tensão e garantir uma postura corporal firme e empoderada. Afinal, a postura tem o total poder de modelar o comportamento, ou seja, se estamos com uma postura confiante, o cérebro entende a confiança e ajuda a transmitir a mensagem com maior credibilidade durante a apresentação.
4- Entenda sobre linguagem corporal
O nosso corpo está transmitindo alguma comunicação até mesmo quando você está de boca fechada. Sim, é fato! A linguagem corporal pode fazer alguém se afastar ou se aproximar de você. Por isso, atenção a alguns sinais:
- braços cruzados: transmitem a ideia de que a pessoa está criando uma barreira para dificultar a comunicação;
- olhos nos olhos: quando você evita o contato visual, é um sinal claro de que não está falando a verdade ou quer sair da conversa o mais rápido possível. Mas o excesso de contato visual pode ser interpretado como intimidação;
- morder os lábios: sinal de medo ou ansiedade que você passa e nem nota;
- coçar o nariz: indica que a pessoa está falando alguma mentira;
- revirar os olhos: muitas vezes, nem percebemos que estamos fazendo isso, mas a demonstração é de impaciência ou mesmo estresse.
5- Movimente-se e evite gestos involuntários
Evite ficar parado durante o discurso, mas tome cuidado com os gestos involuntários, como mexer as pernas ou passar a mão no cabelo, e não fique andando de um lado para o outro sem rumo. Uma técnica de movimentação interessante e muito usada é a de parar no ponto A por alguns instantes e, em seguida, mudar de lugar e continuar falando enquanto caminha lentamente até o ponto B, e assim por diante.
6- Dê pausas estratégicas durante a fala
É importante realizar breves pausas durante a sua fala ao final de alguns tópicos relevantes, tanto para que o público tenha tempo de assimilar o conteúdo apresentado, quanto para você respirar antes dos próximos pensamentos. Isso também ajuda a evitar o famoso “dar branco” no meio da apresentação e manter a estrutura das suas próximas falas.
7- Seja objetivo
Hoje em dia as pessoas não têm tempo de ouvir uma palestra muito longa e sem um objetivo principal. Por isso, vá direto ao ponto e com assertividade. Trate o tema de forma objetiva e, se o público permitir, envolva a audiência com um pouco de humor, sem tirar a seriedade do assunto e garantindo uma descontração.
8- Evite os vícios de linguagem
Os vícios de linguagem são os grandes vilões das apresentações.
Os famosos “tipo”, “né”, dentre outros, aparecem de forma inconsciente para preencher um vazio ou servir de apoio ao apresentador.
Uma dica é substituir os vícios pelas pausas que falamos anteriormente, além de treinar muito o discurso para evitar precisar desse apoio. Essas palavras não agregam valor a sua apresentação e podem transmitir falta de confiança na fala, tornando ela repetitiva.
9- Faça Storytelling
O storytelling, ou o “contar uma história”, é uma das mais importantes e essenciais técnicas de oratória. O ser humano gosta de ouvir histórias emocionantes e é propenso a se envolver com elas. Por isso, o storytelling serve para engajar o seu público de forma com que ele se identifique com a história contada, e assim, fique mais atento ao que você diz.
10- Conheça e interaja com o seu público
Evite que a sua apresentação se torne um monólogo. Em alguns momentos da sua apresentação, pare e interaja com o seu público de alguma forma, faça uma pergunta ou peça uma opinião. Assim, você se permite colocar numa posição de troca e criar uma conexão com o público.
Procure criar uma relação direta com o público desde o momento inicial da apresentação. Agradeça pela oportunidade e demonstre o quanto se sente honrado em estar ali. Outra forma de criar vínculo com o público é através do uso da primeira pessoa do plural no discurso.
11- Peça feedbacks e inspire-se para novas apresentações
Tente gravar a sua apresentação para se assistir depois e entender onde pode melhorar, como se fosse o treino no espelho que falamos lá em cima. Além disso, pergunte ao público como você pode melhorar e o que acharam do tema e da forma como foi abordado.
Com esses feedbacks, é possível evoluir ainda mais as suas apresentações.
Não importa qual é a sua área de atuação. A oratória pode ser aplicada de diversas formas no seu cotidiano, quer seja na vida pessoal, como na profissional.