Você tem dificuldades para se comunicar em público? Se você respondeu sim, está no lugar certo! Aprenda 11 técnicas para melhorar a sua oratória.

Muitas pessoas não sabem, mas a comunicação é uma grande influenciadora no sucesso profissional. Saber se comunicar bem em público eleva as suas conquistas tanto profissionais quanto pessoais.

Deixando claro que falar bem em público, não é simplesmente falar por si só. Para você ter uma boa oratória, é necessário conhecer algumas técnicas que são indispensáveis para o domínio dessa habilidade e conseguir persuadir os ouvintes de forma positiva.

Viu como é importante? Então acompanhe o artigo para aprender o que é oratória e como você pode aplicá-la no seu dia a dia. 

O que é oratória?

Oratória é a arte de falar em público de maneira clara e pensada, com o intuito de informar, inspirar, influenciar, ou  até mesmo entreter os receptores da mensagem. Falando em outras palavras, trata-se de um conjunto de regras e técnicas utilizadas para apresentar um discurso de maneira eficaz. 

A oratória é uma habilidade de comunicação, que abrange a realização de discursos e apresentações marcantes. 

Essa habilidade sempre foi necessária em muitas situações, desde os tempos mais antigos até os dias de hoje. Um bom exemplo do uso dessa habilidade, é a aplicação em reuniões de trabalho, ou pessoas que têm um negócio próprio. Eles precisam convencer o público que suas ideias são boas.

Falando de maneira resumida, a oratória é um grupo de técnicas que facilita a transmissão de ideias. Sem o domínio dessa habilidade, até aqueles assuntos mais interessantes podem não despertar a atenção das pessoas. 

11 Técnicas para melhorar a oratória 

Antes de começar a desenvolver sua apresentação, é necessário pensar no objetivo que você quer atingir. Você quer vender? Informar? Influenciar o público a executar uma ação?

Além de pensar no objetivo, é importante identificar o perfil da plateia. Identificando essas informações, você conseguirá criar um roteiro que seja de fato interessante. Uma boa tática também, é utilizar a técnica de contar histórias, assim você consegue cativar a emoção do público.

Depois de desenhar suas ideias, objetivos e perfil do público, é o momento de se preparar para as técnicas corporais. Se você quer ser um bom orador, precisa saber utilizar a voz, o corpo e os olhos de maneira harmônica e com o mesmo propósito: prender a atenção, convencer e persuadir. 

Agora, confira 11 dicas para falar bem em público: 

1- Organize-se e prepare tudo o que quer falar 

Um bom planejamento, vai te ajudar muito nesse processo. O primeiro passo é ter domínio do tema que será apresentado, seja em uma palestra ou uma reunião de trabalho. Por isso, a dica é: estude muito o roteiro, construa mapas mentais e não se esqueça de sempre  personalizar o discurso para que ele fique bem a sua cara. 

2- Treine em frente ao espelho 

Essa se não é a melhor, com certeza está na lista das melhores técnicas de oratória. Ao treinar olhando para o espelho, você consegue identificar enquanto fala, tudo o que precisa ser melhorado, seja a postura, ou o modo como você gesticula. Por isso, se observe e treine muito.

Outra dica para evitar ficar ofegante e dificultar que o público compreenda o que você quer transmitir, é fazer alguns exercícios de respiração. Mantenha a coluna ereta e os ombros para trás, vá soltando o ar aos poucos para evitar que ele saia muito rápido ao falar. Dessa forma, você controla muito melhor a sua respiração. 

3- Fique atento à postura corporal

É importante que você tenha uma postura firme e que demonstre autoridade. Até porque, uma boa postura tem o poder de transformar o seu pensamento e atingir diretamente o seu comportamento, ou seja, se estamos com uma postura confiante, o seu cérebro compreende esse sentimento e te ajuda a passar a mensagem com mais segurança durante a apresentação.

Uma boa opção é fazer alguns alongamentos nos dias anteriores à sua apresentação.

4- Entenda sobre linguagem corporal

O nosso corpo fala! Mesmo quando você não está emitindo palavras. Isso mesmo!  A linguagem corporal pode fazer alguém se afastar ou se aproximar de você. Por isso, fique atento a alguns pontos:. 

  • braços cruzados: cria uma barreira que dificulta a comunicação;
  • olhos nos olhos: quando você não faz contato visual, é um sinal de que não está falando a verdade ou que não está interessado na conversa. Cuidado também com o excesso de contato visual que pode ser interpretado como intimidação;
  • morder os lábios: sinal de medo ou ansiedade que você transmite sem perceber;
  • coçar o nariz: indica que a pessoa pode estar falando alguma mentira;
  • revirar os olhos: muitas vezes, isso acontece sem perceber, mas essa atitude demonstra impaciência ou até mesmo estresse. 

5- Movimente-se e evite gestos involuntários

Ter atitudes como ficar parado durante a apresentação, ou ter muitos gestos involuntários, como mexer as pernas ou passar a mão no cabelo e andar de um lado para o outro sem rumo, pode passar uma impressão ruim. Uma boa  técnica que você pode utilizar, é a de parar em um ponto por alguns instantes e, em seguida, mudar de lugar e continuar falando enquanto caminha lentamente até outro ponto, e assim por diante.  

6- Dê pausas estratégicas durante a fala 

É importante fazer pausas durante a sua fala ao concluir alguns pontos importantes. Isso permite que o público tenha tempo de absorver o conteúdo apresentado e também te dá um momento para respirar antes de começar outras ideias. Essa estratégia também te ajuda a evitar o temido “branco” no meio da apresentação.

7- Seja objetivo

Um fato é que hoje em dia as pessoas não têm tempo de ouvir uma palestra muito extensa e sem um objetivo claro. Por isso, vá direto ao ponto. Trate o tema de forma objetiva, leve, e, se for o perfil do público, você pode até usar um pouco de humor, sem tirar a seriedade do assunto, claro, e ainda garante a descontração do ambiente. 

8- Evite os vícios de linguagem

Esses são os grandes vilões das apresentações. Termos como: “tipo”, “né”, dentre outros, muitas vezes são emitidos de maneira inconsciente para preencher um vazio em momentos de esquecimento.

Para evitar isso, tente substituir os vícios pelas pausas que falamos anteriormente, e treine muito o discurso para evitar que esses vícios aconteçam. Essas palavras não trazem valor para sua apresentação e podem passar uma imagem de falta de confiança na fala, tornando ela repetitiva.

9- Faça Storytelling

Se você ainda não conhecia esse termo, o Storytelling, nada mais é que contar uma história. Essa é uma das mais importantes e essenciais técnicas de oratória. É fato que as pessoas amam ouvir histórias emocionantes e a tendência é que se envolvam com elas. Por isso, o Storytelling serve para cativar o seu público de forma que ele se identifique com a história contada, e assim, preste mais atenção no que você diz.

10- Conheça e interaja com o seu público

Lembre-se que você não está em um monólogo. É muito importante que durante a sua apresentação, você pare e interaja com o seu público. Você pode fazer perguntas ou pedir uma opinião. Essa troca te permite criar uma conexão com o público.

É importante que você crie uma relação direta com o público desde o momento que você inicia a sua apresentação. Um bom gesto, é agradecer pela oportunidade e demonstrar o que você se sente honrado em estar ali. Outra ótima maneira de criar aproximação com o público é através do uso da primeira pessoa do plural no discurso.

11- Peça feedbacks e inspire-se para novas apresentações

Um bom recurso para identificar pontos que você precisa melhorar, é gravar sua apresentação. Outra maneira de identificar esses pontos, é perguntar ao público o que eles pensam que você pode melhorar e qual a impressão que eles tiveram sobre a forma como foi abordado o tema que você apresentou.

Com esses feedbacks, você vai evoluir muito o nível das suas apresentações.

Independentemente da sua área de atuação, a oratória pode ser utilizada de diversas maneiras no seu cotidiano, seja na sua vida pessoal ou profissional.

Essas foram as nossas 11 dicas de oratória para você se comunicar em público de maneira mais eficiente. Se você gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus colegas.