Parceria Faculdade Famart e Centro de Educação Infantil Brincarte

RESPEITAMOS A NATUREZA DA CRIANÇA, INSERINDO-A NA NATUREZA

Na terça-feira, dia 29/03, a diretora da Faculdade Famart, Sandra Correa, e a diretora e proprietária do Centro de Educação Infantil Brincarte, Beatriz Queiroz, reuniram-se para firmar uma parceria entre as instituições de ensino.

Beatriz é empresária, gestora escolar e pedagoga, iniciou na área de educação em 1996, através de sua formação no magistério. Em 2000, começou a trabalhar nas instituições de ensino locais, onde adquiriu ampla experiência como professora. Percebendo as necessidades da sociedade e com uma vontade imensa em fazer a diferença, a empresária, juntamente com o seu esposo, Fabiano Moreira,decidiram criar uma “Colônia de Férias” para as crianças do munícipio. Chegando a receber em média até 130 crianças.

Com sucesso absoluto das colônias de férias elaboradas por Beatriz surge a instituição BRINCARTE, como um hotel infantil, para acolher as crianças, funcionando de quinta a sábado, com a organização de oficinas pedagógicas.

Não demorou muito, a procura das famílias era para que as crianças ficassem durante a semana, visto que a cidade possui uma estrutura de trabalho bem planejada, onde boa parte das mães ocupam cargos nas empresas, a necessidade de um local adequado para que seus filhos ficassem era primordial. Diante disso, Brincarte inova mais uma vez e recebe a autorização para trabalhar como creche e educação infantil.

Localizada na Avenida São João, 4979, no bairro Olímpio Moreira, a Brincarte atende atualmente  50 crianças. Construída e planejada de forma pedagógica e lúdica, hoje a escola conta com aproximadamente 7.000m², envolvendo espaços de aprendizagem, salas de referência, ambientes a céu aberto, contato com animais e a natureza, jardim e horta.

“Trabalhamos com a inserção da criança, observando o que ela precisa de acordo com a sua faixa etária, em um ambiente acolhedor com a atenção e o cuidado da educadora. Há 5 anos eu tenho estudado sobre a abordagem de Reggio Emilia, uma comunidade na Itália, que preza pela infância. Nós acompanhamos a proposta que eles apresentam e adaptamos de acordo com a nossa realidade para aplicarmos em nosso dia a dia. Aqui, no Brincarte, as crianças tem experiências pedagógicas em conformidade com a natureza. Através de brincadeiras e trabalhos dinâmicos dentro de um ambiente acolhedor.” – Beatriz Vilela

A interação com os ambientes é essencial para a educadora Beatriz, pois acredita que as experiências que as crianças precisam na faixa etária, que antecedem a alfabetização, não estão dentro de uma sala de aula, mas sim nas áreas externas, em contato com a natureza, com os educadores e seus pares, e sendo assim, o “Brincarte é um quintal de possibilidades para crianças potentes”!

parceria faculdade famart e brincarte
parceria faculdade famart e brincarte
parceria faculdade famart e brincarte
X