Postura profissional: como é a sua?

Postura profissional

Você já parou para refletir como anda a sua postura profissional?
Confira aqui algumas dicas para manter uma boa postura no ambiente de trabalho.

Às vezes nos sentimos tão confortáveis no trabalho, que até pensamos que estamos em casa. E a partir desse excesso de bem-estar, acabamos adotando algumas condutas que nos prejudicam.

Não podemos esquecer que nossa Postura Profissional fala por nós, e que, assim como qualquer hábito, precisamos estar sempre de olho para não exceder os limites.

Manter uma boa postura profissional é tão importante quanto cumprir com as obrigações de trabalho. Muitas vezes, a maneira como o colaborador se posiciona diante dos colegas e dos desafios diários tem um peso tão grande, que influencia na hora de receber promoções ou ser demitido.

Você já parou para avaliar como é a sua postura? Identificar as falhas no seu comportamento profissional, e corrigi-las, fará maravilhas pelo seu crescimento no ambiente de trabalho.

Você costuma conversar com todo mundo ou prefere ficar quieto, no seu canto?
É pontual ou está sempre atrasado? Vê os desafios como problemas ou oportunidades?

Esses são apenas alguns exemplos de perguntas, que podem ser usadas como um guia comportamental. Mas por que isso é tão relevante?

A maneira como agimos no trabalho impacta a visão que as empresas e os recrutadores têm de nós, enquanto profissionais.
Ter uma imagem positiva deve ser considerado essencial para quem deseja construir uma carreira de sucesso.

Neste artigo, você poderá entender mais sobre como se comportar de maneira positiva no trabalho, além de conferir dicas valiosas para ter uma boa postura profissional. Acompanhe.

O que é postura profissional?

É o conjunto de características pessoais e condutas adotadas no ambiente de trabalho
Ética, hábitos, habilidades, competências, conhecimentos, comportamentos, tudo isso representa sua postura, e com certeza, essas características servem para avaliação de um bom funcionário.

Portanto, fique de olho em seu comportamento durante o expediente. Use-o como um diferencial para se destacar positivamente no ambiente corporativo, agregado a um trabalho de qualidade. Dessa maneira, você estará contribuindo intensamente para o seu crescimento profissional.

Se você quer ser reconhecido como um bom funcionário, tenha atenção ao seu comportamento durante o trabalho e use-o como um diferencial para se destacar positivamente no ambiente corporativo, agregando a um trabalho de qualidade. Dessa maneira, você estará contribuindo intensamente para o seu crescimento profissional.

Quais comportamentos são adequados no ambiente de trabalho?

Antes de abordar quais atitudes favorecem uma boa postura profissional, vale ressaltar que as pessoas não são todas iguais. Pelo contrário: cada colaborador tem um estilo e perfil diferente, o que é muito importante para garantir a diversidade nas empresas.

Ser sério não é sinônimo de má postura profissional. Assim como ser extrovertido não significa que a pessoa tenha atitudes exemplares. Independentemente do perfil de cada um, o que realmente interessa é o comportamento respeitoso e ético, o comprometimento, a produtividade e o bom senso dentro do ambiente de trabalho.

Entretanto, não é só isso. Os outros pilares da postura profissional estão ligados aos relacionamentos interpessoais e à comunicação. Isso porque é necessário saber conversar e manter uma relação positiva com as pessoas. Saber lidar com grosserias vindas de um colega de trabalho é um passo para ser bem visto na companhia.

A aparência também é algo a ser levado em consideração. E não se trata apenas de vestir as roupas apropriadas, mas inclui, também, a linguagem corporal. O modo como um colaborador caminha pela empresa ou se senta na cadeira numa reunião, por exemplo, influencia a imagem que os outros têm dele.

Seja pontual

Pontualidade indica compromisso e responsabilidade com o trabalho.
Se você se atrasa todos os dias, saiba que isso pode comprometer a sua imagem profissional, além de ser considerado um desrespeito às pessoas que chegam no horário. O recomendado é chegar um pouco antes do começo do expediente, de maneira a estar preparado para trabalhar.

Por isso, organize sua rotina para chegar no horário diariamente, imprevistos acontecem, mas chegar sempre atrasado pode se tornar um problema mal visto pela equipe e te prejudicar nas entregas do seu trabalho.
Para evitar essas situações, organize e planeje a sua rotina com inteligência para dar conta de cumprir o cronograma.

Vista roupas adequadas

A escolha das roupas é uma das principais técnicas de postura profissional. Isso porque o exterior é a primeira coisa que as pessoas enxergam.
É essencial ter uma boa aparência para mostrar seriedade.

A vestimenta não precisa ser necessariamente formal. Afinal, existem empresas, como, por exemplo, startups de tecnologia e agências de publicidade, que permitem o uso de peças mais despojadas, de acordo com o perfil de cada colaborador.

No entanto, mesmo nessas situações, é importante ter um limite para que a imagem passe confiança aos outros. Logo, evite roupas muito chamativas, já que a ideia é transmitir boa impressão.

Evite se envolver com fofocas

Em alguns casos, falar mal dos colegas e da empresa é a maneira que muitos acham para criar laços com os outros funcionários. Entretanto, essa atitude acaba criando uma relação fraca, que é baseada na desconfiança. Com isso, você pode prejudicar alguém ao influenciar o modo como a pessoa é vista pelos outros. Do mesmo modo, reclamar da companhia deixa o clima ruim entre a equipe.

Isso sem falar que, caso as suas reclamações cheguem aos ouvidos do chefe, você tem chances de ser demitido. É claro que isso não é aplicado a críticas construtivas, feitas em momentos e locais adequados.

Para evitar todos os problemas, evite se envolver com fofocas e descubra o aspecto positivo do seu trabalho.

Separe o pessoal do profissional

A maior parte das horas do dia é dedicada ao trabalho. Assim, é muito difícil esquecer o problema de casa durante o expediente, certo? Por isso, é importante ficar atento com o tempo que você gasta em sua vida profissional e pessoal.

Se passa um tempo maior planejando o fim de semana, falando com os amigos e pagando as contas em vez de trabalhar, algo coisa está errada.
Se estiver atrasado com alguma entrega em decorrência desse desequilíbrio, então, é ainda pior. Afinal, perder os prazos por ficar muito tempo nas redes sociais não é uma boa desculpa, não é mesmo?

Se você está comprometido com um trabalho, é essencial cumpri-lo todos os dias. Isso mostra confiabilidade e maturidade. Deixe o celular de lado enquanto estiver no horário do expediente e verá resultados visíveis dessas mudanças na sua produtividade e experiência profissional.

Comunique-se com confiança

A comunicação é um recurso essencial no dia a dia de qualquer profissional. Mais do que apenas falar, você deve se expressar com clareza e transmitir confiança.

Por isso, articule as palavras, falando pausadamente e sem interromper ninguém. Dessa forma, as pessoas terão uma boa impressão de você.

Trate bem os colegas

Independente do nível hierárquico da pessoa. Todos merecem ser respeitados e tratados da mesma maneira no ambiente de trabalho.

O fato de um colega ser seu subordinado não dá a você o direito de tratá-lo com arrogância na hora de delegar as tarefas. Ao ser agradável com as pessoas, seus relacionamentos têm tudo para se tornar cada vez melhores.

Para bons relacionamentos interpessoais, siga a regra de ouro: trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Seja aberto às diferenças e trate todos com educação. Lembre-se que, possivelmente, você passará mais tempo com as pessoas do trabalho do que com sua família. Portanto, busque sempre contribuir para um ambiente harmonioso.

Seja eficiente e cumpra seus prazos

É de extrema importância que cumpra seus prazos e entregue suas atividades com qualidade. Atrasar sempre e entregar trabalhos desleixados passará a imagem de um profissional que não está verdadeiramente comprometido com a empresa.

Caso estiver com dificuldades no cumprimento dos prazos, converse com seus superiores para pedir ajuda na resolução desse problema. Isso também se aplica a imprevistos, entre em contato assim que souber que não conseguirá entregar uma atividade a tempo e explique o que aconteceu.

Que tipo de profissional você quer ser?

Essa é a pergunta que você deve se fazer ao refletir sobre sua postura profissional.

Além dos resultados apresentados, você será lembrado pelas suas características pessoais. É isso que faz com que as atitudes contem tanto na evolução da carreira de cada um. Esteja preparado.

O primeiro passo para iniciar a construção de sua postura profissional é estar aberto a mudanças.
Inclusive, demonstrar flexibilidade na empresa também é um sinal positivo. Portanto, saber ouvir e dar feedback são qualidades notáveis de um bom profissional.

Essas dicas foram úteis para você? Assine nossa Newsletter e acompanhe nossas redes sociais:
FacebookInstagram LinkedIn , para acompanhar mais novidades do mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X