Projeto Social – Gabarita ENEM

PROJETO SOCIAL – GABARITA ENEM

Breve descrição – Histórico.

O projeto social “Gabarita Enem” nasceu em 2019, a partir do desejo da líder comunitária, Edênia Alcântara, de criar um curso pré-vestibular para pessoas (jovens preferencialmente, mas não apenas) de baixa renda que não apresentavam condições financeiras para pagarem o curso. Após a divulgação pública feita por Edênia, em suas redes sociais, da ideia e a solicitação de pessoas que pudessem auxiliar na divulgação do projeto e principalmente no recrutamento de professores voluntários para a concretização do projeto, o professor da Faculdade Famart, Luciano Muniz, tomou conhecimento da ideia e se prontificou para auxiliar no esforço de fazer o projeto acontecer. A rede de relações sociais estabelecida pelo professor Luciano e o fato de Edênia estar a frente do Centro da Juventude de Itaúna naquela época favoreceu a captação de professores para trabalharem como voluntários no projeto que foi ganhando corpo e se desenhando em sua primeira versão.

Embora a ideia inicial era que o projeto já se iniciasse dentro da Faculdade Famart que cederia todo o espaço físico, instalações e equipamentos necessários para a realização das aulas, essa ideia não pode se concretizar por esbarrar em questões burocráticas envolvendo o poder público municipal que acabou cedendo outro espaço para o início das aulas.

Após amplo esforço e trabalho por parte da Edênia e demais professores envolvidos com o projeto a primeira turma começou a ser configurada. Edênia conseguiu importante apoio por parte do poder público municipal que passou a subsidiar alguns custos para a realização das aulas, como vale-transporte para locomoção dos alunos.

A partir disso, as aulas começaram a acontecer e um grupo de cerca de 20 alunos participaram ativamente dessas atividades. Em 2020 a ideia era repetir a ação, formando nova turma de alunos. Nesse momento o projeto contou com a participação ativa e fundamental de Pedro Nilo que já havia atuado como professor voluntário na primeira turma e que agora, junto da idealizadora Edênia Alcantara, assumiu e desenvolveu todo o trabalho de organização dos trabalhos para o reinício. Como iniciamos o ano em um contexto de pandemia, a ação não pode se repetir nem em 2020, nem em 2021. Ainda assim, contamos com grande mobilização de agentes importantes para o funcionamento das atividades. Nesse sentido, merece destaque a colaboração do então deputado estadual Gustavo Mitre que viabilizou a aquisição de cerca de 40 apostilas (material didáticos) para que os alunos pudessem ter esse suporte durante as aulas. Embora as atividades não tenham acontecido, a mobilização em torno do projeto não deixou de existir nesse período. Novos professores foram contactados. Os alunos participantes das primeiras atividades mantiveram contato, contando de suas experiências de aprovação em universidades e a organização de novas turmas começou a acontecer. No entanto, por alguns fatores, dos quais o principal, foi o período da pandemia, as atividades não retornaram.

A proposta é que no corrente ano, 2022, consigamos retomar as atividades com uma nova turma, agora na Faculdade Famart, como pensado originalmente e se aproveitando de todo o suporte que a instituição pode oferecer. Além da estrutura física, instrumentos e materiais, alguns professores da instituição também poderão fazer parte diretamente do projeto, dando aulas das disciplinas em que são especialistas. A princípio o projeto está sendo desenhado para existir no formato de “aulões” das grandes áreas do conhecimento cobradas no ENEM.

 

Objetivos Geral:

  • Organizar e oferecer um curso de preparação para o Enem e vestibulares para alunos de baixa renda da cidade de Itaúna sem custo para os participantes.

 

Objetivos Específicos

  • Garantir, por meio dessa ação, que pessoas, especialmente jovens de baixa renda, tenham acesso à informação e conhecimentos necessários para subsidiar a aprovação em vestibulares e ingresso em universidades públicas ou privadas, por meio de bolsas de estudos, conquistadas em função de bom desempenho no Enem.
  • Garantir a possibilidade de ascensão social de alunos de baixa renda e de suas famílias por meio do acesso à educação superior.
  • Construir uma parceria entre o setor público e o setor privado (Legislativo) no campo da educação para oferecer serviços educacionais de qualidade para alunos de baixa renda da cidade.
  • Colocar em contato os jovens do Ensino Médio com o ambiente acadêmico e assim despertar o interesse em ingressarem em cursos superiores.

 

Recursos e serviços que serão oferecidos pela Faculdade para a realização do projeto.

  • Sala de aula com até 40 lugares, ou se necessário
  • Auditório com capacidade para até 90 pessoas.
  • Acesso à internet para alunos e professores para a realização das atividades educativas.
  • Laboratório de informática para uso se houver demanda.
  • Equipamentos para a realização da aula, como pinceis e apagador.
  • Projetor multimídia
  • Auxílio para custeio de xerox, limitado a disponibilidade definida em cota no início das atividades por aluno.

Resultados esperados e já alcançados com os primeiros alunos

  • Aprovações em universidade públicas
  • Aprovações em universidades privadas com bolsa de estudos ou não.
  • Inserção dos participantes no mercado de trabalho.

parceria famart e gabarita enem
parceria famart e gabarita enem
X