Entenda um pouco mais sobre a carreira em Educação Física, como está o mercado de trabalho e conheça as pós-graduações disponíveis na área.
Fazer exercícios, cuidar da saúde e sentir a endorfina correndo pelas veias é a paixão de muitas pessoas que escolhem um curso de Educação Física.
A faculdade é a opção de muitos estudantes hoje, mas, para se tornarem especialistas em certa área da profissão, uma boa alternativa é recorrer a uma pós-graduação em Educação Física.
Existem diversas opções de pós-graduações em Educação Física, voltadas para os mais diferentes gostos.
É possível encontrar especializações, MBA, mestrados e, até mesmo, doutorados.
O curso de Educação Física
Os conhecimentos adquiridos na graduação em Educação Física são valiosos e fundamentais para sua colocação no mercado de trabalho. Porém, atualizar-se e desenvolver novas habilidades para se tornar um profissional ainda mais preparado, pode ser o impulso necessário para a conquista de uma carreira de sucesso.
As vantagens de uma pós-graduação em Educação Física são muitas, principalmente para quem busca novas oportunidades profissionais, como um salário mais alto, uma promoção ou um emprego melhor.
Além disso, é possível ampliar seus contatos profissionais, construindo um Networking poderoso, que é fundamental para conseguir um novo e melhor emprego.
O curso de Educação Física têm sido a escolha de muita gente, especialmente daqueles que levam bastante a sério a preocupação com a saúde e a prática de atividades físicas.
A grande vantagem do curso é que ele é bastante amplo e abre a possibilidade do formando atuar em diversas áreas, podendo trabalhar como professor em escolas e universidades, preparação física de atletas, academias, pacientes com capacidade de movimentação reduzida, portadores de deficiência e idosos.
Além disso, os brasileiros estão entre os que mais se preocupam com os cuidados com a saúde e a beleza, afinal, o estilo de vida fitness estão super em alta. Outro dado interessante é que, conforme informações da associação internacional do setor (IHRS), o Brasil é o segundo país com o maior número de academias no mundo.
Isso tudo contribui para que existam diversas opções de especialização na área de Educação Física.
O que faz um educador físico?
Manter o corpo e a mente ativos e saudáveis através de exercícios físicos é uma atividade essencial para a nossa saúde. Esta rotina, em qualquer idade, precisa ser acompanhada e orientada por um profissional formado em Educação Física.
Presente nas escolas, academia, clubes e até em hotéis, ele tem um amplo mercado de trabalho para atuação.
O educador físico é o profissional responsável por planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas e recreativas em diversos tipos de ambientes.
O profissional dessa área também atua na promoção e reabilitação da saúde, em diferentes faixas etárias e em grupos com necessidades especiais, por meio da prática de atividades físicas.
Quais habilidades necessárias ser um profissional de Educação Física?
A essência do trabalho do profissional está no contato com outras pessoas. Por isso, para ser um bom profissional nesta área é fundamental ter paciência e inteligência emocional.
Além disso, é preciso que ele entenda como funciona nosso corpo, pois isso ajuda o profissional a elaborar planos de exercícios físicos respeitando os limites de cada pessoa.
Confira algumas habilidades e conhecimentos fundamentais para o profissional de educação física:
Paciência e concentração- Independente da área de atuação, seja como professor ou personal trainer, o profissional trabalha com pessoas e suas necessidades. Por isso, é preciso muita paciência e concentração para auxiliá-las da melhor forma possível.
Gerenciamento de tempo – o excesso de exercícios físicos é um fator de risco para a saúde, podendo afetar os músculos e o sistema cardiovascular. Assim, o profissional de educação física entra como um “mediador” do tempo. Ele possui os conhecimentos necessários para saber os limites e as necessidades de cada indivíduo.
Habilidade analítica – para permitir que os alunos identifiquem pontos fortes e áreas para melhoria em si próprios e nos outros, oferecendo conselhos eficazes para melhorar o desempenho.
Trabalho em equipe – muitos esportes são coletivos e exigem colaboração. O trabalho em equipe eficaz é essencial para o sucesso em todos os esportes e na vida em geral. Faz parte do espírito do profissional de educação física trabalhar esse conceito com os alunos.
Motivação – um bom profissional deve conseguir motivar e encorajar os alunos, compreender as suas necessidades e manter o foco nos objetivos, valorizando o progresso individual e coletivo.
Desenvolvimento Tático – todos os esportes precisam de táticas para serem realizados. Faz parte do escopo do profissional de educação física conhecer as estratégias apropriadas para aplicar durante as aulas.
Conhecimento em anatomia – além de ficar por dentro de como funcionam as principais práticas esportivas, o profissional precisa entender sobre o funcionamento do corpo. Isso é essencial na hora de elaborar planos, pois é preciso respeitar o limite de cada pessoa.
Como escolher a sua pós-graduação em Educação Física
Para quem deseja ter uma carreira bem-sucedida como educador físico, é necessário estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento.
A boa notícia é que, como profissional formado na área, você pode escolher entre variadas opções de cursos de especialização, mestrado e doutorado, tornando-se um especialista naquele assunto que você se identifica.
As aspirações profissionais e o conhecimento das diferentes possibilidades são elementos facilitadores da decisão, mas será preciso pesquisar e entender a si mesmo para fazer essa escolha.
É possível afirmar que vivemos em uma época em que a obesidade está crescendo de maneira catastrófica, preocupando médicos e outros profissionais da área da saúde.
Sendo assim, cabe, também, ao graduado em Educação Física auxiliar na melhora desse cenário através de seus conhecimentos que podem ser ainda mais aprimorados através de uma pós-graduação.
Cursos de pós-graduação
Educação física e psicomotricidade: O curso visa possibilitar reflexões acerca do corpo em movimento e das práticas corporais utilizadas em contextos de aprendizagem, bem como oferecer um aperfeiçoamento pedagógico ao professor de Educação Física, com foco em sua prática docente, no que concerne às questões didáticas e metodológicas, a partir de estudos pautados na Motricidade Humana.
Gestão do esporte: este curso pretende especializar profissionais para atuar no campo da gestão de eventos, projetos, programas e entidades esportivas, nos mais diversos aspectos: finanças, recursos humanos, marketing, operações e outros.
Fisiologia do exercício: A pós-graduação em Fisiologia do Exercício capacita profissionais com técnicas e conhecimentos atualizados que complementam as intervenções com atividades físicas no tratamento de doenças.
O curso prepara e instrumentaliza o profissional de forma autônoma, crítica, ética e construtiva na intervenção terapêutica do paciente.
Treinamento desportivo: O curso de especialização em Treinamento Desportivo prepara o profissional para cumprir as exigências do mercado e contribuir para o desenvolvimento do lazer e do esporte, nas diferentes dimensões dessa temática: preparação física, técnica e tática de atletas e equipes esportivas.
Durante o curso, o profissional adquire conhecimentos sobre as técnicas e pesquisas científicas realizadas na área do treinamento e do desenvolvimento do corpo, dentro das mais diversas áreas de atuação, desse a prevenção, prescrição e avaliação das atividades físicas em geral.
Psicologia do esporte: A Psicologia do Esporte é um ramo que tem oferecido excelentes contribuições para o rendimento e o resultado de atletas e equipes. O profissional, nesse sentido, analisa as emoções e as estruturas mentais dos indivíduos para zelar da saúde psíquica dos praticantes em sua rotina de treinos.
Personal trainer: a pós visa proporcionar ao profissional de Educação Física e demais áreas de saúde conhecimentos técnicos e científicos nos campos da performance desportiva e capacita o profissional a oferecer adequada prescrição de exercícios para praticantes de atividades físicas e atletas.
Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muito mais opções disponíveis. É só escolher aquela que mais tem a ver com você e investir nisso.
O mercado de trabalho costuma absorver rapidamente profissionais de Educação Física especialistas em determinadas áreas do conhecimento.
Está em busca da sua pós-graduação na área de educação-física? Entre em contato com um de nossos consultores educacionas, eles podem te ajudar com mais informações.