Tudo que você precisa saber sobre a Pós-graduação em Psicanálise

psicanalise

Você já ouviu falar sobre a Psicanálise e sua área de atuação? Essa técnica terapêutica tem sido muito buscada. Ficou curioso? Então confira nosso artigo.

Atualmente muito tem se ouvido falar sobre saúde mental e psicologia, não é mesmo? Essa é uma área bastante ampla e complexa e tem sido muito procurada.

Exigindo que os profissionais da área busquem permanentemente um maior direcionamento profissional em áreas específicas. Ou seja, é necessária uma continuidade após a formação de nível superior por meio da pós-graduação.

São vários os campos possíveis para se especializar, como, por exemplo: psicologia social, psicologia do trabalho, psicologia clínica e psicanálise.

A psicanálise é a área de investigação da mente humana. Trata-se de uma abordagem que trabalha profundamente o inconsciente, responsável pelas nossas atitudes que temos de modo automático.

Por meio da psicanálise, se busca a origem dos sintomas mentais e emocionais e dos comportamentos. Portanto, para atingir esse objetivo, é necessário vencer a resistência do indivíduo, de modo que ele entre em contato com seu inconsciente.

Sigmund Freud foi fundador dessa abordagem e talvez o psicanalista mais conhecido, mas há outras escolas de pensamento que contribuíram para o movimento psicanalítico, como, por exemplo: Lacan, Winnicolt, Klein e Bion.

O que é psicanálise?

Conceitualmente o termo psicanálise é usado para se referir a uma construção teórica baseada nos preceitos da hermenêutica (campo de estudo, que tem como referência, a explicação que compreende os significados implícitos, ou seja, tem um caráter investigativo que busca a interpretação do que está além do objeto).
Ou seja, é uma ciência da interpretação, que oferece uma chave de significado com base em explicações não óbvias.

Nesse sentido, a psicanálise pode ser considerada um campo teórico e um método de pesquisa, culminando em uma prática clínica dotada de técnicas específicas. Como a teoria pode ser caracterizada por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre a estrutura e o funcionamento da vida psíquica, bem como sua repercussão sobre a vida do sujeito.

O principal objetivo da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, como sonhos, desejos, pensamentos e lembranças.
Sendo assim, a partir desta abordagem o psicanalista visa entrar em contato com o subconsciente e oferecer ao paciente a possibilidade de autocura.

O profissional psicanalista

O psicanalista é o profissional que segue a linha teórica da psicanálise no trabalho com seus pacientes.
No entanto, vale destacar que a psicanálise é uma formação, que não é restrita somente aos profissionais de psicologia.


Uma boa formação em psicanálise tem duração de pelo menos 4 anos e mais de 700 horas de estudo. Para ser considerado um psicanalista é fundamental que o profissional tenha um pilar de sustentação formado por terapia ou análise pessoal, supervisão clínica e estudo constante.

Ou seja, o psicanalista é o profissional que concluiu a formação em teoria, técnica e clínica psicanalítica. Quem deseja atuar nesta área deve seguir as orientações da instituição escolhida e passar pela experiência prática antes de começar o atendimento terapêutico.

A graduação em psicologia é um elemento primordial para o bom exercício da prática clínica. E a psicanálise uma abordagem terapêutica, para aprofundamento e compreensão de questões existenciais.

Visto que outros profissionais, mesmo não sendo da área de saúde, podem fazer a formação, é recomendado que as pessoas ao procurar o tratamento com um psicanalista sempre busquem saber sua graduação, sua experiência no atendimento, opinião de outros clientes, para encontrar um resultado satisfatório para seu processo de autoconhecimento.

O que faz um psicanalista?

O psicanalista é o profissional que faz a terapia com a abordagem psicanalítica. Por meio da análise das palavras, ações, pensamentos e sonhos dos pacientes, o psicanalista pode encontrar a origem dos problemas psicológicos e amenizar os sofrimentos psíquicos.

A terapia da psicanálise pode ser utilizada para resolver traumas da infância, depressão, transtornos de ansiedade, problemas sexuais, entre outros. Além de aumentar o autoconhecimento e melhorar o controle emocional.

Os atendimentos acontecem em um ambiente reservado para o psicanalista e o paciente. Em geral, o tratamento requer várias sessões semanais e costuma ser longo.

Qual é a função de um psicanalista?

O papel do psicanalista, basicamente, é encontrar a origem dos distúrbios psíquicos do paciente e o ensinar a lidar com esses problemas, a fim de diminuir o sofrimento.

Conforme a classificação brasileira de ocupações, entre as funções do psicanalista, estão:

  • Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação;
  • Diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando os pacientes durante o processo de tratamento ou cura;
  • Investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes;
  • Desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades de área e afins.

Da mesma forma os profissionais podem ministrar aulas, realizar pesquisas palestras e eventos, coordenar equipes, oferecer consultoria e fazer coaching.

Áreas de atuação

No que tange ao mercado de trabalho, o objetivo do curso não é formar somente para a atuação clínica. Os psicanalistas também podem ministrar aulas e cursos em institutos e universidades, realizar pesquisas, dar palestras e consultorias.

O profissional especializado em Teoria Psicanalítica pode seguir a sua atuação para a pesquisa acadêmica, para a docência ou para a clínica. Porém, para clinicar é necessário obter o título específico de Psicanalista, conquistado a partir de uma formação que contempla as suas três bases: análise pessoal, formação teórica e supervisão clínica.

No meio clínico, os psicanalistas fazem atendimentos individuais, em grupo ou em instituições.
Os atendimentos podem ocorrer em clínicas, consultórios, hospitais, postos de saúde, organizações não-governamentais (ONGs), escolas, creches, indústrias, sistema penitenciário, varas judiciais, empresas privadas e órgãos públicos de atendimento social.

O que é preciso para ser um psicanalista?

Entre as características que compõem o perfil do psicanalista, estão, por exemplo: saber ouvir, boa observação, empatia, capacidade de reflexão e delicadeza.

Por não ser uma profissão regulamentada, não é obrigatório que se tenha uma formação específica para ser psicanalista. Aos que desejam obter conhecimento para colocar em prática essa profissão, existem diversos cursos
de especialização em Psicanálise.

Pós-graduação em psicanálise

Em nossa instituição ofertamos pós-graduação em psicanálise,  proporcionando aos estudantes a possibilidade de aprofundamento nas teorias e práticas relacionadas à área, ampliando a sua compreensão sobre a influência do inconsciente nos acontecimentos cotidianos.

O curso  tem como proposta o ensino sistemático da psicanálise de orientação lacaniana, a partir dos textos de Sigmund Freud e Jacques Lacan, privilegiando a intenção e a transmissão da Psicanálise.

Além disso, oferecemos pós-graduação em psicanálise clínica e psicanálise dos contos de fadas.

Para quem a pós-graduação em psicanálise é indicada?

Tal como o próprio campo da Psicanálise, essa especialização consegue contemplar um público amplo e diverso.
Em razão de seus diálogos interdisciplinares, o curso torna-se interessante para profissionais das ciências humanas e sociais, da saúde, da educação e muitos outros. Desse modo, é indicado para pessoas com formação superior em qualquer campo do conhecimento.

É importante ressaltar que a pós-graduação não credencia o aluno ao exercício da psicanálise.

Caso tenha interesse entre em contato com um de nossos consultores educacionais, saiba mais sobre o curso e esclareça suas dúvidas.
Para saber mais sobre o assunto clique no banner abaixo e faça o Download do nosso Ebook.

 

psicanalise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X