Como anda sua comunicação? Já ouviu falar em comunicação assertiva?
Confira algumas dicas para desenvolver uma comunicação assertiva.
O profissional que consegue dominar a comunicação assertiva tem maiores chances de sucesso durante a sua caminhada, pois se trata da melhor forma de dialogar com outras pessoas, sendo claro, firme e respeitoso.
Em outras palavras, o que é a comunicação assertiva? Nada mais é que um canal aberto onde o emissor consegue se expressar pontualmente, repassando as suas ideias sem gerar conflitos ou problemas de relação.
No contexto empresarial, esse cenário é o mais recomendado para a construção de um perfeito clima organizacional onde não existem ruídos e gargalos providos de uma má comunicação.
O que é comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. E não por acaso: esta capacidade demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.
Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinamismo e respeito, obtendo o retorno esperado. Quando funciona bem, cria um canal aberto, que permite o diálogo entre as partes e maior colaboração.
No contexto empresarial, a falha na comunicação é uma das principais dificuldades. Quando as informações não são compartilhadas de forma correta, surgem grandes dificuldades nas relações, na execução dos processos e no alinhamento das demandas. Como consequência, as ações acabam sendo limitadas, bem como o alcance dos resultados.
Se o líder precisa ensinar à sua equipe uma nova forma de executar determinada tarefa, mas não o faz, o grupo certamente continua a executá-la do modo antigo. Por outro lado, se os profissionais são comunicados pelo gestor e têm suas dúvidas resolvidas, todos aprendem como proceder e, dali em diante, suas ações serão mais produtivas e efetivas.
Aprender a se expressar de forma verbal e não verbal é fundamental para o sucesso das relações interpessoais nas empresas. Na vida pessoal, saber se comunicar também facilita o andamento das relações e a manutenção de um canal de comunicação aberto com familiares, colegas e amigos.
Como se comunicar melhor e ter uma comunicação assertiva no trabalho?
A comunicação assertiva é importante no âmbito corporativo porque contribui com o relacionamento com os demais, sejam colegas, sejam superiores ou clientes. Por consequência, é possível obter sucesso nas atividades diárias.
Mas esse tipo de comunicação vai muito além de manter boas relações. Comunicar-se com assertividade é essencial para reduzir ou mesmo evitar conflitos, ter necessidades atendidas, controlar sentimentos e desenvolver relacionamentos baseados na confiança.
Passar uma informação com segurança, clareza e objetividade é ser assertivo. Esse tipo de comunicação preza por construir uma conversa com base em pilares como respeito, transparência e eficiência.
A comunicação assertiva diz respeito a ser honesto em todas as suas falas, manter a consistência do discurso e fazer isso de forma objetiva e empática.
Vejamos um exemplo: se o cliente pede um trabalho não urgente às 20h que você sabe que precisa de 2 horas para ser realizado, existem duas formas de responder.
Na primeira, você vai contra seus horários pré-estabelecidos e aceita a tarefa, trabalhando até tarde, sem comunicar ao cliente de forma clara o quanto isso estava fora do acordo.
Na segunda, você é assertivo, ou seja, impõe seus limites de forma clara, mas sem agressividade. Nesse caso, a resposta assertiva poderia ser algo como: “estou encaixando essa demanda junto das atividades para amanhã, te entrego pronta até às 14h.”
Características do comunicador assertivo
A comunicação é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das relações humanas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Existem alguns fatores capazes de influenciar na sua eficiência e a assertividade é um deles.
Para criar um canal de transmissão de mensagem efetivo e se comunicar com assertividade é importante estar atento a alguns pontos e características. Veja quais são os principais:
Exercer a inteligência emocional: deve passar as informações que deseja de forma clara, mas também, deve ouvir atentamente e de forma calma quando o outro estiver falando. E ainda deixar de lado as emoções que podem ser sabotadoras para o momento.
Ter atenção aos gestos: é importante ter atenção ao tipo de gestos que você irá fazer, pois, eles devem combinar com o que você está transmitindo e não ao contrário.
Sentimento do discurso: lembre-se de que é essencial que a suas palavras faladas ou escritas exibam a emoção que você realmente quer passar. Para isso, utilize a sua própria segurança, confiança e, principalmente, honestidade.
Executar o que discursar: não adianta nada apenas falar o que todos devem ser ou fazer e não seguir o próprio conselho. Muito do que os outros aprenderem com você será por meio de exemplos. Comunicação assertiva e postura profissional caminham juntas.
Dicas para ter uma comunicação assertiva
A comunicação assertiva também é uma das habilidades e competências necessárias e procurados no mercado de trabalho. Veja algumas dicas de comunicação assertiva e conseguir isso.
1. Tenha respeito em primeiro lugar
Uma das principais dicas para comunicação assertiva é o respeito, já que ele é a chave para o entendimento geral em qualquer situação. Sem respeito, não é possível nem mesmo começar um diálogo.
É na comunicação assertiva que você observa a forma como as outras pessoas interagem e como elas preferem ser tratadas. Assim, fica mais fácil iniciar uma abordagem e a troca de informações. Tenha certeza que, dessa maneira, o respeito tende a ser recíproco.
2. Entenda o outro
Você quer saber como se comunicar melhor? Não se esqueça de que uma comunicação não é feita exclusivamente por palavras. Os gestos corporais também são formas de expressão, desde os olhares até a postura corporal.
Por isso, é importante ficar atento aos detalhes a fim de entender o outro por completo. Muitas vezes, as palavras dizem uma coisa, mas os gestos apontam para outra direção. É quase que impossível dar um exemplo de comunicação assertiva sem lembrar a importância desses sinais.
3. Atente-se a sua fala
Será que o modo como você se expressa é adequado? Muitas vezes nos esquecemos de observar como falamos, e não avaliamos se estamos sendo assertivos ou ofensivos quando nos referimos aos outros. Portanto, preste atenção se o seu tom de voz, palavras, expressões físicas e faciais estão passando uma mensagem contrária ao que você deseja.
As palavras que utilizamos cotidianamente dizem muito sobre a nossa maneira de comunicação. Dependendo do momento, expressões inadequadas podem passar impressão de agressividade ou enfrentamento, ainda que não seja a intenção.
Por isso, é imperativo que você se lembre o que é comunicação assertiva em qualquer tipo de comunicação. Avalie o seu vocabulário, se atente ao tom de voz e analise qual é a melhor forma de se comunicar em cada situação.
4. Saiba a hora exata de falar
A comunicação assertiva não preza pela imposição, mas sim pela eficiência. E para se fazer entender, não é preciso falar o tempo todo. Você deve agir com inteligência e captar o momento certo para se pronunciar.
Uma comunicação eficiente não se forma apenas pelas palavras corretas, o tempo também é um fator fundamental para o sucesso da conversa. Se a pessoa estiver em um momento atribulado, corrido ou que tenha impactos negativos em seu comportamento e visão de mundo, não será a melhor hora de falar sobre temas delicados ou complexos.
Em um ambiente profissional, toda informação é essencial. Porém, é interessante ter certa sensibilidade para se manifestar sobre determinados assuntos. Até porque, se o momento não for conveniente, dificilmente o destinatário conseguirá prestar atenção na conversa.
5. Domine o assunto discutido
Mais uma vez: desenvolver o que é comunicação assertiva é o mesmo que trabalhar com inteligência. Em outras palavras, você precisa dominar o assunto a ser discutido antes de iniciar o diálogo com os colaboradores.
Para ter maior capacidade de argumentação é necessário seguir alguns passos simples, como domínio da língua falada e ótima escrita.
6. Seja intermediador
Também é possível falar que a comunicação assertiva é também agregadora. Com isso, você deve buscar sempre uma intermediação entre os diferentes pontos de vista e intervir quando algum colega de trabalho apresentar dificuldade em captar os assuntos discutidos.
7. Busque evolução contínua
Trabalhar para manter sua capacidade de comunicação é essencial para obter bons resultados e garantir o andamento de suas relações interpessoais. Invista em aprimoramento e continue a comunicar-se bem.
Siga estas dicas extraordinárias e aprenda a se comunicar assertivamente em qualquer ambiente e com todos os tipos de pessoas. Esta competência comportamental é essencial a todo profissional e a todos aqueles que desejem conquistar uma carreira de sucesso.
Gostou do artigo? O que você faz para ter uma comunicação assertiva em seu dia a dia? Deixe um comentário, me contando suas experiências, lembre-se de continuar acompanhando meus conteúdos diários e de compartilhá-los com seus familiares e amigos.

